A nossa escola tem como proposta trabalhar com os alunos as três competências básicas — intelectual, emocional e social —, para que eles possam atuar na sociedade como cidadãos conscientes, atuantes e humanistas.
Para as competências socioemocionais, oferece aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio aulas específicas de IOGA (com adaptação para as diversas idades), de RELAXAMENTO (que auxilia no equilíbrio emocional, na atenção e concentração, na prevenção da ansiedade e estresse, na capacidade de enfrentar situações desafiadoras) e SOUL MIND (um curso de Meditação com exercícios de postura e de respiração que ajudam no controle e direcionamento da raiva para ações positivas).
Além dessas modalidades, na nossa escola, existe o SOE (Serviço de Orientação Educacional), um departamento com o compromisso de auxiliar os alunos e as famílias a encontrarem os melhores caminhos para a solução de possíveis problemas ou dificuldades que surjam.
AULAS DE “ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL” NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO
A Cíntia Negrini, a nossa Orientadora Educacional do Fundamental II e Ensino Médio, semanalmente conversa com os alunos das turmas do 6º e 7º ano. O objetivo é manter um diálogo constante para ajudá-los a se autoconhecerem, a se autovalorizarem, e também conhecerem e valorizarem os demais.
Nessas aulas, a Cíntia sempre promove bate-papos sobre assuntos do interesse deles. Assim, por serem ouvidos e acolhidos, tornam-se mais abertos para uma reflexão crítica.
BATE-PAPO COM A TERAPEUTA VANESSA
Desta vez, houve uma aula especial: uma profissional gabaritada foi convidada para conversar com eles.
A Vanessa Camargo Pelegrine, mãe de um dos nossos alunos e terapeuta holística, veio à nossa escola para dialogar com os alunos sobre AUTOESTIMA. Ela explicou que o período da pré-adolescência em que eles se encontram constitui uma fase de questionamentos e busca da própria identidade. Ressaltou que os possíveis conflitos ou dificuldades fazem parte do “viver” e “crescer”. Aconselhou que cada um procurasse se ver como um integrante valoroso de todos os grupos a que pertence.
“Todos nós temos importância, muita importância. E reconhecermos a nossa posição de relevância na família, na escola, na sociedade, é um exercício de autoestima que precisa ser praticado por toda a vida.”, disse a terapeuta.
MUDANÇA DE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO EU
A terapeuta Vanessa pediu que os alunos citassem os seus problemas mais frequentes. E eles, muito à vontade, mencionaram insegurança, desconhecimento das próprias qualidades, medo de não serem aceitos.
Nessa conversa tão informal, foi possível à Vanessa esclarecer que esses sentimentos angustiantes são bem comuns. Mas ela enfatizou a necessidade de MUDAR A FORMA DE SE VER, que é essencial fazer uma avaliação positiva de si mesmo, se enxergando como pessoa capaz de aprender, de evoluir, de superar desafios.
ENXERGANDO-SE DE MODO POSITIVO
“Ter elevada autoestima é o primeiro passo para ser aceito pelos outros.”, declarou a terapeuta. E ela completou: “Se eu me vejo com valor, ou outros irão me ver da mesma forma.”.
O intuito dos encontros da Vanessa foi, portanto, incentivar os alunos a refletirem sobre si mesmos e concluírem que o seu autojulgamento negativo é que está errado, que eles precisam perceber quem realmente desejam ser e construir essa pessoa dia a dia, com esforço, crença em sua capacidade e perseverança.
Veja alguns momentos dos encontros: