No dia 11 de maio, os nossos alunos das turmas do 4º e 5º ano foram à “Fazenda Nossa Senhora da Conceição”, situada em Jundiaí.
O passeio, todo monitorado, teve como objetivo ampliar os conhecimentos adquiridos em aula sobre importantes aspectos da história do Brasil do século XIX, como a escravidão, o ciclo do café e a imigração.
Além disso, foi uma excelente oportunidade de contato com a natureza.
Em caminhada pela fazenda, os nossos alunos visitaram vários locais: o lago, a capela antiga, o Museu do Café, a senzala das mucamas, a casa grande, a moradia dos imigrantes, o cafezal, o viveiro de mudas de feijão, o terreiro e o despolpador de café.
Diversão, entretenimento e muito aprendizado!
A história da Fazenda
A Fazenda Nossa Senhora da Conceição tem sua história iniciada em 1810 quando ali se cultivava a cana-de-açúcar. Na década de 1860, período em que o café dominava as lavouras na província de São Paulo, a fazenda passou a ser muito conhecida.
A produção de café na região foi a responsável direta pela construção da primeira ferrovia paulista – The São Paulo Railway Company – que ligava Jundiaí ao porto de Santos, entre 1856 e 1860. Em 1882 chegaram os primeiros imigrantes Italianos na fazenda. Motivados pelo clima da região, trouxeram consigo a cultura das vinhas.
São 30.000 metros quadrados de muita área verde, com lagos, trilhas, restaurante, loja de artesanato com doces, pães, café orgânico e vinhos caseiros, capela secular, passeios de trator e charrete, playground para crianças até 10 anos.