Os alunos das turmas do 7º ano, nas aulas de Arte da professora Soraia, estudaram a dança no decorrer dos tempos, com seus estilos renovados, acompanhando a própria evolução da humanidade.
Eles pesquisaram e compreenderam que a dança, considerada uma forma artística de linguagem não verbal, libera alegrias, tristezas, medos e inseguranças da vida, e revela o que somos, o que desejamos e em que acreditamos.
A professora Soraia explicou também que os movimentos corporais de uma dança formam um enredo, que pode ser sobre um acontecimento real, uma realidade almejada, uma fantasia ou magia. Salientou que, seja qual for o enredo de uma dança, ela sempre será guiada pelo coração, expressando emoções.”
Qual emoção vocês desejam transmitir?
Após pesquisa e debate, a professora propôs um desafio: os alunos, divididos em grupo, precisavam escolher uma emoção ou sentimento para ser expresso numa apresentação de dança.
Ciente dos inúmeros benefícios físicos e psicológicos que adquirimos ao dançar, como: criatividade, musicalidade, socialização, perda da timidez, autoestima, autoconfiança, entre outros, a professora Soraia queria que os alunos dançassem e se apresentassem para os demais colegas.
“Vocês sentem vergonha? Pois saibam que a dança é ideal para libertar o eu interior e fazê-lo perder a vergonha. Ou, então, escolham a ‘vergonha’ com emoção para interpretar.”, disse a Soraia, brincando e incentivando a participação de todos.
Apresentação dos números de dança
Cada grupo optou por uma emoção ou sentimento: amor, alegria, tristeza, medo, coragem, raiva. Em seguida, escolheram uma melodia compatível e criaram uma coreografia.
Os movimentos basearam-se mais no repertório que eles já conheciam ou em pesquisas de vídeos. Alguns escolheram roupas, acessórios ou cores de camiseta que julgavam combinar com a emoção que queriam transmitir. “Não houve bonito ou feio. Todos se respeitaram. O importante foi eles criarem movimentos e se libertarem pela arte da dança.”, concluiu a professora.