O Programa Bilíngue Cel.Lep é completamente adaptado às normas internas da BNCC, que traz o alinhamento de seu conteúdo aos temas curriculares trabalhados nas demais matérias, possibilitando uma aprendizagem mais efetiva e imersiva. Além disso, o programa bilíngue Cel.Lep é ordenado com a escala de proficiência na língua trabalhada em principais exames oficiais.
Como isso funciona?
Todos os certificados oficiais de avaliação da língua inglesa obedecem a mesma escala internacional (Common European Framework) que descreve de maneira objetiva o que cada indivíduo deve ser capaz de realizar de acordo com o grau de conhecimento e confere condições de igualdade para qualquer um, independente do seu local de origem. Dentro desses parâmetros, existem 6 níveis diferentes de domínio do inglês:
- A1 – Beginner
- A2 – Elementary
- B1 – Intermediate
- B2 – Upper Intermediate
- C1 – Advanced
- C2 – Proficiente
No Programa Bilíngue Cel.Lep, o conteúdo exigido em cada nível é ordenado da seguinte forma:
- A1 – Beginner – 6º ano do Ensino Fundamental
- A2 – Elementary – 7º ano do Ensino Fundamental
- B1 – Intermediate – 8º ano do Ensino Fundamental
- B2 – Upper Intermediate – 9º ano do Ensino Fundamental
A proficiência em inglês tem muitas funções, mas a principal serventia dela é comprovar o grau de conhecimento e fluência na língua britânica.
No Programa Bilíngue Cel.lep com o Colégio Piaget os alunos realizarão anualmente, a partir do 5º ano do Fundamental, a prova do Certificado de Cambridge, para acompanhar dessa forma sua evolução na língua.
Se a ideia é se tornar um estudante universitário, os testes mais procurados são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) — International English Language Testing System (IELTS) – sistema internacional de teste de língua inglesa.
As faculdades academicamente mais fortes pedem notas mais fortes, e as mais fracas pedem notas mais fracas. Conforme vai crescendo o nível acadêmico, o nível da nota vai subindo, inclusive para o intercâmbio. O ideal é sempre escolher primeiro a universidade, para depois se preparar para determinado exame. No site das instituições, é possível checar não apenas qual tipo de avaliação será exigido, mas também qual é a nota mínima necessária para ser admitido. Alunos com o nível B2 da língua já são elegíveis em muitas faculdades americanas.
No Colégio Piaget, o Programa Bilíngue Cel.Lep prepara os alunos para se formarem no 9º ano já no nível B2 da língua inglesa
Veja a tabela comparativa dos principais certificados:
Agora, se o objetivo é que o aluno faça o High School (Ensino Médio) nos Estados Unidos, não há um score de proficiência na língua exigido pelas escolas. Alunos do nível B1 da língua já conseguem ótimos resultados, mesmo porque um dos objetivos desse sistema é o aperfeiçoamento da língua. Esse programa permite que jovens entre 15 e 19 anos façam parte do Ensino Médio no exterior, em escolas públicas ou privadas.
O estudante geralmente cursa um ou dois semestres. Durante esse período, a maioria fica em casa de família. Esse é, afinal, o tipo de hospedagem mais recomendado pelos especialistas para adolescentes – e o preferido dos pais, pois garante que seus filhos serão acompanhados de perto por um “pai” e uma “mãe”. Nas instituições privadas, é comum que o estudante more no alojamento da escola.
Os Estados Unidos continuam sendo o destino número 1, mas a procura por Canadá, Austrália e Nova Zelândia também é grande. Hoje, a diversidade de destinos é tanta que quem quiser pode ir para a Suécia, a Finlândia, o Japão, a Coreia… Cada país tem suas próprias regras.
Nossa diretora, Valdinéia Cavalaro, esteve este ano na Nova Zelândia onde conheceu renomadas escolas que se encontram hoje de portas abertas para receber os alunos do Colégio Piaget. Nós também temos parcerias com agências de intercâmbio especialistas neste tipo de programa.
Caso seja do interesse dos senhores, entre em contato conosco para melhores informações.
Um Abraço.
A Direção Colégio Piaget