O SOE (Serviço de Orientação Educacional) da nossa escola tem o compromisso de auxiliar as nossas crianças e jovens nos aspectos intelectual, emocional e social.
Frequentemente, a Cíntia Negrini, Orientadora Educacional do Fundamental II e Ensino Médio, promove bate-papos com os alunos, em sala de aula, sobre questões da nossa realidade e da faixa etária específica de cada turma. Também agenda palestras com profissionais especializados tanto para os pais quanto para os alunos.
Desta vez, a Cíntia convidou a psicóloga Ana Mediolaro. Ela trouxe mais dois colegas psicólogos, e os três desenvolveram o tema “Diga NÃO e estabeleça limites!”.
Por que dizer NÃO
Os psicólogos Ana Mediolaro, Davi Garbi e M. Rivera trabalham com o mesmo intuito de auxiliar seus pacientes a superarem obstáculos, alcançarem transformações positivas e potencializarem seu bem-estar emocional e mental.
No dia 28 de agosto, no “Lounge do Ensino Médio” (saguão do prédio do Ensino Médio, apropriado para apresentações e debates), os três psicólogos fizeram uma palestra para as turmas do 9º ano e do Ensino Médio, abordando a importância de se saber dizer “não”.
Divididos em 4 grupos, os alunos assistiram à palestra em horários diferentes, para poderem interagir melhor e fazerem perguntas de acordo com os seus interesses.
Na conversa, sempre interativa, os psicólogos explicaram sobre a necessidade de se dizer não e determinar limites, em respeito à própria vontade e identidade.
Eles deram uma série de exemplos de relacionamentos tóxicos e abusivos em que o indivíduo age de modo contrário aos seus desejos ou até viola os seus valores, por medo de perder a amizade ou ser excluído do grupo.
Para incentivar a participação dos alunos na conversa, eles apresentaram um teatrinho com histórias de SIM querendo dizer NÃO.
Em seguida, pediram aos alunos para exemplificarem situações do cotidiano em que ocorre o medo de dizer NÃO, mesmo ferindo os próprios princípios.
Após uma reflexão das causas que levam a tomadas de decisão equivocadas, os psicólogos enfatizaram ideias importantes para a conquista do necessário autorrespeito:
“Quando dizemos SIM só para contentar o outro, estamos dizendo NÃO a nós mesmos. Estamos nos negando como pessoas.” |
“Em primeiro lugar, deve-se pensar no EU. Depois, no outro. Isso não é egoísmo, e sim autocuidado.” |
Mencionaram, ainda, a necessidade de enfrentamento do bullying que, com apelidos depreciativos, ações discriminatórias e preconceituosas, destrói a autoestima e deixa a pessoa vulnerável a obedecer ordens para se sentir aceita.
Aconselharam que, para sair de uma condição de baixa autoestima, é preciso pedir ajuda a um parente, um professor ou psicólogo.
Então, a psicóloga Ana Mediolaro fez uma associação que tocou diretamente aos participantes da palestra:
“Quando sentimos dor de dente, procuramos um dentista. Por que será que quando sentimos dores emocionais não procuramos um psicólogo?”
No final, os alunos receberam dos psicólogos um bombom com a frase: “Ame-se acima de tudo”.
Apresentação do “Comitê Antibullying” da nossa escola
Como já estava programado, encerrada a palestra, a orientadora educacional Cíntia anunciou o novo projeto do SOE: “Comitê Antibulling do Piaget”.
Formado por um representante de cada sala, do 9º ano ao 3º Médio, o grupo irá colaborar diretamente com os colegas no processo de autorrespeito e respeito ao outro, de autoaceitação e aceitação do outro com suas diferenças.
Assim, com atuações nas salas de aula, nos horários de intervalo e num grupo de Whatsapp, os integrantes do comitê se propõem a fazer intervenções para a erradicação do bullying na nossa escola.
Reação dos alunos
A orientadora educacional Cíntia comentou que a participação dos alunos e a reação de contentamento com os aprendizados que receberam foram maiores do que o esperado.
Segundo ela, a divisão em grupos menores, por série, também colaborou para o bom aproveitamento das análises e aconselhamentos.
“Os alunos também ficaram encantados com a notícia da criação do Comitê Antibulling do Piaget. Todos se prontificaram a colaborar.”, disse ela, feliz, com o sucesso dos projetos.
Para os pais interessados em saber mais sobre a equipe de psicólogos
Gostamos muito da palestra dos três psicólogos, e os alunos também. Por isso, se pais ou alunos quiserem conhecer melhor a equipe, enviamos os contatos e o acesso ao “podcast” da Ana Mediolaro, onde se encontram discussões interessantes de vários assuntos de saúde mental.
@psicodavigarbi
@psicologa.mrivera
@anamediolaro
@a.tua.mente
Podcast: youtube.com/@atuamente