Criança precisa brincar para fazer descobertas e também precisa se sujar.
É experimentando e explorando que os pequenos crescem saudáveis e conscientes do ambiente que os rodeia. E é esse aprendizado experiencial que contribui para o seu desenvolvimento físico e emocional.
Um momento que poderia ser prazeroso para a criança — o de brincar livremente — fica prejudicado se ela se preocupar em cuidar da roupa, por exemplo. O não poder se sujar ao brincar ou ao comer, se torna uma autorrepressão, que causa problemas emocionais e físicos, como a inibição, a falta de apetite e até dificuldades no aprendizado.
As professoras Adriana e Thayane, conscientes da necessidade de “manusear” seus aluninhos do Maternal I, promovem, sempre que possível, atividades divertidas e livres, em que se sujar é apenas uma consequência.
Desta vez, as professoras organizaram o evento “TUDO AMARELO”, que começou já com a chegada dos alunos à escola vestindo uma camiseta amarela. Em seguida, num ambiente todo decorado, eles brincaram de “cozinheiros na cozinha amarela”. Com utensílios de cozinha (panelas, peneiras,, colheres, vasilhas), manusearam o fubá, enchendo potinhos, peneirando…Também provaram algumas frutas da cor amarela (banana, laranja, melão e maracujá)
A proposta foi extremamente sensorial, oferecendo a percepção de tons do amarelo, de gostos (doce e azedo) e de texturas variadas. “TUDO AMARELO” agradou muito aos alunos, que brincaram, sorriram, se encantaram e… se sujaram à vontade.