Os alunos do 2º ano do Fundamental Anos Iniciais já conseguem ler, mas ainda estão adquirindo a base da alfabetização. Ajudá-los a desenvolver o gosto pela leitura tem valor relevante no processo de alfabetização.
O trabalho com a leitura nessa fase de aprendizado é enriquecido quando conduzido pela via da experiência, ou seja, os alunos precisam se conectar com o conteúdo da leitura, se reconhecer de alguma forma na história, encontrar sentido no que estão lendo.
Assim, para o tão necessário estímulo à leitura, na nossa escola os livros são escolhidos com critério. A opção é sempre por obras do interesse da faixa etária dos alunos e que abordem assuntos que promovam reflexão, interpretação das mensagens e bons aprendizados.
E, hoje, os professores têm à disposição tanto livros físicos quanto digitais para recomendar.
Livros físicos
É indiscutível que os livros físicos são essenciais para o desenvolvimento cognitivo dos leitores iniciantes. Alguns especialistas em educação afirmam que a versão física cria memórias mais nítidas quando comparada à versão digital, e que no quesito foco durante a leitura o livro impresso apresenta melhores resultados. A vantagem está, além de tudo, no prazer de sentir o livro em todos os aspectos, com as mãos e com os olhos.
Livros digitais
Por outro lado, o mundo hoje é digital. A tecnologia não é nenhum grande desafio para a educação. Pelo contrário, é preciso aceitá-la como algo que faz parte da vida da criança e do jovem. Ela oferece grande apoio para o educador e infinitas descobertas aos alunos. Por isso, a escola não pode ficar de fora do universo dos estudantes e deve sim aproveitar o gosto e o interesse deles como recursos pedagógicos.
Os nossos professores têm consciência de que é necessário conciliar livros físicos e livros digitais em seus projetos didáticos, possibilitando, assim, o aproveitamento do potencial de ambos no aprendizado dos alunos.
Plataforma Árvore de Livros
Parceira do Colégio Piaget, a plataforma literária digital “ÁRVORE” possui 30 mil livros disponíveis às nossas crianças e jovens, e também a seus pais.
Especificamente, para os alunos do Fundamental Anos Iniciais, além da possibilidade de acessarem livremente livrinhos infanto-juvenis, as professoras indicam frequentemente livros da “ÁRVORE”, inclusive com temas que vão ao encontro dos conteúdos trabalhados em aula.
A leitura digital, na maioria das vezes, é recomendada para casa. Mas também pode ocorrer na escola.
Desta vez, no Período Integral, os alunos do 2º ano, da professora Simone, leram, na Sala Google, os livros digitais “Bichos do jardim” e “Rita, não grita!”.
Avaliação dos momentos de leitura
A professora Simone ficou encantada de ver o progresso dos alunos do 2º ano e comentou que eles não precisaram de suas orientações para os “momentos de leitura digital”. Sabiam perfeitamente usar o e-mail deles, acessar a plataforma Árvore e digitar o nome do livro solicitado.
“O que considerei mais importante foi perceber que estão lendo muito bem, pois souberam expressar oralmente o que haviam entendido da história”, disse a professora.
Momentos de leitura também para as demais turmas
As professoras do Integral das demais turmas, do 3º, 4º e 5º ano, também promoveram momentos de leitura na Sala Google. Deixaram os alunos escolherem livremente no aplicativo “Árvore” um livro apropriado para o nível de escolaridade de cada um.
“Os alunos adoram a leitura digital. Por estarem familiarizados com a digitalização, sentem-se bastante motivados com os livros digitais”, comentou a professora Silvana.
A professora Thaís, que vê vantagens na leitura digital, afirmou: “Sua prática é ativa, interativa, já que, para ler na tela, os alunos precisam conhecer as ferramentas da máquina e enviar comandos ao computador.”
Na verdade, importante é o fato de o livro digital ser uma oportunidade a mais de despertar nos alunos o interesse pela leitura.