Quando falamos sobre a ADAPTAÇÃO das crianças pequenas à escola, entendemos essa fase como um momento de transição, no qual as crianças vão se habituando à nova rotina longe dos familiares que têm como referência. Com o passar dos dias, elas vão criando vínculos com os professores, amiguinhos e interagindo mais nas atividades e, portanto, sentindo-se cada vez mais seguras. Não existe um tempo determinado para essa transição. Algumas crianças encaram esse processo com mais facilidade e outras necessitam de mais tempo e paciência.
Mas e quando falamos sobre a READAPTAÇÃO das crianças à escola?
Estamos vivendo um cenário mundial jamais visto e/ou vivido anteriormente pela nossa população atual! Este momento pede grandes transformações no nosso modo de viver e nos relacionar com o outro. A escola não ficou de fora disso, inclusive foi um dos setores mais afetados neste período.
Do dia pra noite, professores e alunos foram desafiados a assimilar e vivenciar o ensino remoto. Mantiveram-se assim, longe fisicamente, mas próximos e unidos pelo amor e vontade de aprender, por um longo período de tempo. Grandes desafios foram lançados, porém vencidos com sucesso.
Agora é chegada a hora do tão sonhado retorno presencial à escola, ou seja, o momento da READAPTAÇÃO das crianças ao ambiente escolar. E, assim como na adaptação, devemos entender esse processo como individual e único na vida de cada uma delas, levando em consideração, inclusive, os “prejuízos” emocionais que tiveram com esse tempo de afastamento.
Outro momento novo
Para que este momento se torne mais fácil e tranquilo, primeiramente é necessário que a escola siga todos os protocolos de higiene estabelecidos pelas autoridades da saúde. Depois, deve haver um olhar empático e carinhoso dos professores para com todos, pois, para a escola retornar, é fundamental um acolhimento não só das crianças mas também de suas famílias. Por fim, mas não menos importante, a escola deve ser aquilo que sempre foi: um lugar de descobertas, brincadeiras e aprendizados!
Nós, do Colégio Piaget, somos muito GRATOS por poder vivenciar todo este retorno de uma forma segura e muito, muito feliz! Estamos empenhados em fazer sempre o nosso melhor, para que as nossas crianças tenham um desenvolvimento pleno em todos os aspectos: emocional, social e intelectual.
Juntos somos mais fortes!
Acompanhem nossos momentos de READAPTAÇÃO: