Os alunos do 1º ano do Ensino Médio finalizaram seus trabalhos de pesquisa e de proposta de soluções para problemas da cidade de São Bernardo do Campo.
Cada aluno escolheu um dos 11 subtemas que os professores apresentaram e realizaram as tarefas em grupo, com os colegas que fizeram a mesma opção.
O “Abandono de animais de estimação na cidade” foi um dos 11 MINIPROJETOS desenvolvidos pelos alunos.
O QUE FORAM OS MINIPROJETOS?
O “Novo Ensino Médio”, para encaminhar melhor os estudantes para os seus estudos e profissões futuras, proporciona aos alunos, já no 1º ano, um conjunto de aulas específicas, de acordo com a escolha de um dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS: o itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas” e o itinerário de“Matemática e Ciências da Natureza”.
Então, para uma escolha mais consciente, eles participaram de atividades que promoveram o conhecimento de suas habilidades e preferências, e os fizeram entender melhor as diversas áreas do conhecimento e as carreiras possíveis.
No início do ano letivo, houve uma “Feira de Profissões”, na nossa própria escola, com ex-alunos convidados para conversarem sobre os cursos que estão fazendo ou as carreiras em que estão atuando.
Em seguida, também para ajudar na escolha do ITINERÁRIO FORMATIVO, os alunos do 1º ano realizaram os MINIPROJETOS, orientados pelos professores das várias disciplinas curriculares.
O MINIPROJETO “ABANDONO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO”
O tema central dos 11 MINIPROJETOS foi “Problemas da cidade de São Bernardo do Campo” e exigiram dos alunos investigação da cidade em seus aspectos físicos, sociais, ambientais e econômicos.
Sugerido pelo professor Rodrigo Barbassa, de Biologia, o subtema “Abandono de animais de estimação na cidade” atraiu alguns alunos com interesse pela proteção ambiental e animal ou que cogitam a possibilidade de se tornarem veterinários.
No prazo de duas semanas, o grupo fez as pesquisas e apresentou os resultados e as sugestões para a melhoria do problema.
VISITA À CHÁCARA CLORIC
Como fechamento do projeto, o professor Rodrigo levou o grupo para visitar a Chácara Cloric, mantida pela Dona Clotilde que, de forma autônoma, cuida de mais de 300 cães e gatos que foram abandonados.
Os alunos interagiram com os bichinhos e fizeram perguntas à senhora curadora para saber como ela conseguia manter o local. E ouviram a explicação de que o seu trabalho conta com o apoio de vários voluntários que amam animais e também ajudam na organização de “feiras de doação” (agora, devido à pandemia, só se realizam de forma on-line) e “bazares de roupas e acessórios”.
POSSE RESPONSÁVEL E AÇÕES DE AMOR
Para os alunos, esse trabalho lhes despertou o interesse pela questão do descaso em relação ao abandono dos animais. Eles começaram a pensar de maneira concreta em atuações que visem à conscientização dos moradores de São Bernardo da responsabilidade necessária que se atrela à decisão de se ter um animal de estimação.
De imediato, resolveram ajudar a Dona Clotilde divulgando seus bazares e espalhando pela escola caixas para coletar tampinhas. Depois, o dinheiro da venda desse material poderá ser utilizado na compra de ração e medicamentos que os animais tanto precisam.
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O professor Rodrigo elogiou o trabalho do grupo:
“A pesquisa foi consistente. Eles verificaram a existência de leis contra maus tratos e abandono de animais no município, mas as ações práticas são ainda muito tímidas. Perceberam, então, que há muito trabalho a fazer e, sensibilizados, demonstraram desejo de contribuir para mudanças.”.
“A motivação de modificar ou melhorar é algo muito bom para os nossos jovens e para a cidade também.”, concluiu o professor.