O que é o Abril Marrom e qual a sua importância
O Abril Marrom é uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis. Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a Catarata, o Glaucoma, os erros refratários, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente. A visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos. Muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente previne a perda da visão.
O Abril Marrom pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível. Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser incluídas na sociedade. Todas as pessoas têm direito a uma vida independente e com igualdade de acesso.
E o nosso Material Didático?
O material didático Sistema Piaget possui personagens que protagonizam histórias e interagem com os alunos, criando todo um clima propício e facilitador da aprendizagem.
Os fantoches dos personagens acompanham os alunos nas suas atividades diárias, tornando-se amigos e companheiros de inúmeras descobertas.
Os alunos do Maternal II já conheciam os personagens Aline e Leo, e agora chegou para eles mais um: o Dodô, um menino com baixa capacidade visual.
A proposta com esse personagem é desenvolver nos pequenos alunos importantes valores de inclusão, respeito e aceitação das diferenças entre os indivíduos.
O novo personagem
As professoras Silmara, Daniela e Larissa Queiroga apresentaram o novo personagem Dodô e esclareceram sobre os seus problemas de visão, que não o impedem de viver em comunidade, se relacionar com as pessoas, estudar e dedicar-se ao seu esporte favorito, o judô.
Aproveitaram para explicar a importância do Sistema Braille, um código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total, para garantir a elas o acesso à leitura e, consequentemente, a sua inclusão social.
Acessibilidade necessária
Em roda de conversa, as professoras mencionaram que os lugares públicos precisam oferecer condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. E, em seguida, organizaram um passeio pela escola para mostrar aos alunos a adequação do nosso espaço escolar para cadeirantes e deficientes visuais, desde a área de entrada até os ambientes internos, como salas, pátios, corredores e banheiros.
Especificamente para os deficientes visuais, os alunos conheceram os PISOS TÁTEIS (de alerta e direcional) e as PLACAS BRAILLE (com textos em alto relevo) espalhados pela escola.
Atividades sensoriais
Um conjunto de atividades foram desenvolvidas para os alunos entenderem as características dos 5 sentidos e a importância ampliada do tato e da audição para os deficientes visuais.
Uma brincadeira que eles adoraram foi o jogo de futebol em que, vendados, seguiam a bola escutando o guizo que ela possuía internamente.
Assim, de vendas nos olhos ou óculos escuros, eles participaram de propostas lúdico-personagens para perceberem as limitações do novo amiguinho Dodô e o aceitarem com muito respeito e carinho.