O Ensino Médio trabalha com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências específicas, como: domínio das linguagens, seleção e organização das informações, autonomia, pensamento crítico, entre outras.
Com duas “trilhas” ou “itinerários formativos” — Linguagens e Ciências Humanas e Matemática e Ciências da Natureza —, o Ensino Médio proporciona maior flexibilidade e atende às necessidades individualizadas dos alunos.
Mas o importante é que eles, no início do ano, se sintam acolhidos, integrados ao ambiente escolar e, principalmente, motivados para os estudos.
Em vista disso, a equipe docente do Médio organizou uma semana de acolhimento especial. Todos foram recebidos com muito carinho e participaram de palestras, oficinas, dinâmicas e até de uma Feira de Profissões.
RECEPÇÃO EM ESPAÇO NOVO
Chegando à escola, uma surpresa: a diretora da escola, a Lilian Cavalaro, recebeu os alunos do Ensino Médio na entrada do prédio novo. Ela deu as boas-vindas e desejou a todos um ano proveitoso, repleto de descobertas e aprendizados.
Em seguida, convidou dois alunos para participarem da cerimônia de inauguração do espaço. Eles desfizeram o laço e, assim, abriram oficialmente a entrada para todos.
Instalados nas novas salas, os alunos ganharam sorvete e muita atenção dos professores.
ESCAPE ROOM PIAGET: JOGO DE INTELIGÊNCIA PARA DESVENDAR UM MISTÉRIO
Por saberem que as primeiras aulas do ano letivo precisam ser especiais para incentivar os alunos e proporcionar socialização, os professores organizaram uma atividade divertida, interativa e que desenvolve inúmeras habilidades: concentração, observação, perspicácia, raciocínio e poder de conclusão e de argumentação.
A colaboração de cada aluno teve muito valor, já que a resolução do enigma exigia conhecimentos de áreas diferentes, como: Matemática, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Essa proposta de jogo faz parte da metodologia chamada ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), que é muito usada na nossa escola, em atividades em que os alunos são sempre protagonistas do próprio aprendizado.
Então, durante um tempo estipulado, os alunos observaram as provas, coletaram pistas, avaliaram a lista de suspeitos, refletiram e chegaram a uma conclusão. Mas não bastava simplesmente citar o “culpado”. As equipes precisaram apresentar aos professores os argumentos sobre a decisão.
“O jogo foi um excelente treino de como trabalhar em grupo para a obtenção de bons resultados. Adquirir esse aprendizado é muito importante para a vida deles como estudantes e como profissionais no futuro.”, comentou a professora Érika, coordenadora dos Itinerários Formativos do Ensino Médio.