A alfabetização é um processo que se constrói desde o nascimento de uma criança, tendo início mesmo antes de adentrar à escola. No decurso da Educação Infantil, período muito rico no desenvolvimento da criança — ao qual Vygotsky menciona: “os objetos passam a fazer sentido; deixam de ser apenas manipulados e passam a ser entendidos” —, damos início aos estímulos necessários para a construção do letramento e escrita, a alfabetização (AQUI falamos mais sobre este assunto).
O uso da leitura e da escrita nas práticas sociais ocorre em um processo nos quais o indivíduo é estimulado em um ambiente de letramento, com um tratamento metodológico nos quais a interação com textos significativos para leitura e escrita são meios de desenvolvimento do que chamamos de alfabetização. – Lilian, professora da Educação Infantil
É nos primeiros anos de escola que percebemos as maiores evoluções dessa etapa, e é, portanto, nesse momento que nós, educadores, organizamos e apresentamos estímulos que permitem uma composição eficaz e adequada para essa aquisição. Tal processo vai muito além de apenas decodificação de letras e sílabas, uma vez que somos seres sociais, e a família tem importante papel. Para muitas famílias, a fase de alfabetização constitui um momento muito esperado e cheio de expectativas.
Neste ano temos o grande desafio de realizar intervenções na alfabetização com as nossas crianças por meio de aulas on-line. Com certeza, uma experiência única, uma vez que nunca foi vivida por nós, e acreditamos que por nenhuma instituição escolar.
Porém, para que essa aprendizagem ocorra de uma forma bem tranquila e prazerosa, sem trazer ansiedade e insegurança para os alunos, a atuação da família é de suma importância, pois hoje é ela que está mediando e contribuindo efetivamente para a aquisição de conhecimentos.
Segundo teoria de estudiosos dos processos de alfabetização, a escrita se dá por meio de hipóteses e, ao sabermos em qual estágio está cada criança, podemos mediar de forma mais eficaz os estímulos dedicados a ela.
Para ficarmos cientes em que hipótese de escrita está a criança, realizamos uma atividade feita individualmente e que consiste basicamente em ditar para ela uma lista de palavras de um mesmo campo semântico, como o nome de bichinhos de jardim, flores, frutas ou animais, etc… A criança ouve as palavras e as escreve da maneira que consegue. Esta atividade diagnóstica chama-se SONDAGEM.
Na escola, nós a realizamos uma vez ao mês. Assim, partindo dos resultados individuais, organizamos nossos planos de ação com estímulos necessários a cada uma das crianças. Devido à importância dessa sondagem, que já era de praxe na nossa escola, o colégio começou a fazer esse trabalho de forma on-line e de individual.
Entendo a alfabetização como uma luz que se acende dentro do ser humano e que nunca mais se apaga. Essa luz ilumina o caminho e traz descobertas incríveis, num processo de construção pessoal, emocional e social.
Adquirida passo a passo, a alfabetização possibilita ao indivíduo distinguir os sons das letras, perceber o desenho de cada uma e, juntando as letras, deparar-se com o encantamento de poder formar uma palavra. Quando une muitas delas já começa a ler e a escrever pequenos textos. Vem, então, o significado do lido e do escrito! E a vida se revela!
Seja qual for a idade em que se estabeleça, para mim, a alfabetização é um ato de amor tanto para o aprendiz como para aquele que ensina! – Rose Guesso, coordenadora da Educação Infantil