A nossa escola acredita que os alunos se beneficiam muito com excursões e atividades fora do espaço escolar.
“Quando bem escolhidos e organizados, os passeios culturais exercem dupla função: entretenimento e aprendizado. Além disso, contribuem para que os alunos adquiram uma maior autonomia e autoconfiança.”, explicou a Elizabete Borges, coordenadora do Fundamental Anos Iniciais.
Desta vez, nos dias 30 de abril e 7 de maio, ela acompanhou suas professoras e alunos do 2º ano a um importante evento: a ida ao Teatro Ruth Escobar para assistirem à peça “O Leão e o Ratinho”.
Mas por que ir ao teatro é tão importante?
A equipe pedagógica da nossa escola tem ciência de que o teatro é uma festa para os sentidos: muita luz, muita cor, muito som. Os figurinos, o cenário, os diálogos, as músicas, as danças, tudo de uma peça teatral encanta as crianças e ensina a elas a beleza das diversas artes que se misturam para formar a magnífica Arte Teatral.
Além disso, frequentemente, o teatro aborda questões sociais, emocionais e humanas de maneira profunda. Ao assistir a peças que exploram diferentes perspectivas e experiências, as crianças adquirem aprendizados socioemocionais relevantes.
Por que a peça “O Leão e o Ratinho” foi escolhida?
As professoras do 2º ano escolheram a peça musical “O Leão e o Ratinho”, uma adaptação da fábula de La Fontaine, por possuir ricas mensagens de comportamento.
O Leão é conhecido como o “rei dos animais” pela sua presença majestosa. Mas, mesmo grande, forte e poderoso, o Leão precisou da ajuda do pequeno e insignificante ratinho.
Portanto, a peça discute temas que podem contribuir para a boa formação dos alunos, como: amizade, respeito às diferenças, solidariedade, falsos julgamentos baseados na aparência, ninguém é superior ou inferior, todos têm os mesmos direitos e deveres, entre outros.
Comunicação com emoção
Os atores conseguiram uma excelente comunicação com os nossos alunos. Representando os animais da fábula, eles expressaram sentimentos que promoveram a reflexão e a constatação de que todos nós somos “diferentes” e ao mesmo tempo “iguais”, e podemos conviver em harmonia.
A Andreia, uma das professoras do 2º ano, comentou: “Os alunos ficaram encantados com o espetáculo e interagiram com os personagens, principalmente nos momentos de maior emoção.”.
Outra professora, a Renata, completou: “A peça foi uma oportunidade de cada aluno conhecer um pouco mais de si mesmo, se autorrespeitar e respeitar os outros.”.
E mais emoção ocorreu depois da peça, quando os alunos puderam subir ao palco e tirar fotos com os personagens.