Um dos objetivos do professor Rodrigo Barbassa, de Biologia, é que suas aulas ofereçam aos alunos importantes noções de Educação Ambiental.
Em seus projetos, que prioritariamente visam ajudar a natureza e a biodiversidade, ele promove atividades de pesquisas, debates e ações práticas.
“Para se ter consciência ambiental, é preciso, antes de mais nada, buscar informações. Compreendendo o meio ambiente e as consequências que certos atos do cotidiano causam a ele, podemos criar soluções sustentáveis.”, explica o professor.
Impactos ambientais e sociais da poluição por plástico
Com os alunos do 2º ano do Itinerário de Matemática e Ciências da Natureza, desenvolveu-se uma conversa sobre os prejuízos que o lixo causa ao meio ambiente. Em especial, discutiu-se a questão do plástico, que polui o planeta, ameaça a vida nos oceanos e causa uma série de doenças aos seres humanos.
Os alunos pesquisaram e receberam a informação de que o lixo plástico provoca enorme impacto social e ambiental porque os plásticos podem levar de décadas a centenas de anos para se decompor completamente na natureza. Também ficaram sabendo que cerca de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos são gerados a cada ano em todo o mundo, e que somente o Brasil descarta anualmente pelo menos 325 milhões de quilos de plástico.
Associação entre mudanças climáticas e poluição plástica
Os alunos aprenderam que, hoje, a poluição por plástico é a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, somente superada pelas mudanças climáticas.
E o professor Barbassa enfatizou que os plásticos descartáveis são produzidos a partir de petróleo, emitindo gases de efeito estufa em toda a cadeia produtiva.
“Então, mudanças climáticas e poluição plástica são problemas interligados.”, concluiu o professor.
Investigação de receitas de plástico biodegradável
Após o aprendizado de que a poluição por plástico precisa ser contida com urgência, os alunos pesquisaram receitas de “bioplásticos”, que são materiais semelhantes aos plásticos, mas feitos com componentes orgânicos: milho, mandioca, beterraba, batata, frutas.
Quando descartados, os bioplásticos não causam impacto ao meio ambiente porque se degradam de maneira natural no prazo de alguns meses.
Assim, escolhidas as chamadas “receitas caseiras”, os alunos trataram de reunir os ingredientes para as testagens.
Busca de alternativa mais ecológica ao plástico comum
Nas aulas práticas, no laboratório, os alunos fizeram vários testes utilizando receitas com produtos naturais. Depois, analisaram os resultados a partir de critérios, como: resistência, durabilidade e habilidade. E fizeram registros de todo o processo: atuação, observação e conclusão.
Com certeza, além de noções de Educação Ambiental, o projeto estimulou experimentos investigativos com rigor científico, o que possibilitou o reconhecimento do valor da Ciência na resolução dos problemas.