No último encontro de Arte e Cultura, os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio saíram da sala e foram colocar a mão na massa.
Seguindo os estudos sobre as vanguardas europeias, após entenderem as motivações e características da Pop Art, desenvolveram alguns stencil’s e com spray, replicaram diversos “Lambe-lambes” para serem expostos na escola.
“Minha proposta é sempre traduzir o que está sendo visto na teoria com uma prática contemporânea, dialogando com nossos dias e ampliando o que se entende por cultura” (Raul Santos, professor de história da Arte).
Confira AQUI nossos alunos com a mão na massa e os resultados dos trabalhos!
Quando surgiu a Pop Art ?
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life).
Esse é um termo em inglês que significa “arte popular” e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado “Grupo Independente”. Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.
A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.
Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.
O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda.
Fonte: site todamateria.com.br