Os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, acompanhados pelo professor Rodrigo Barbassa, de Biologia, foram ao Centro Cultural FIESP, situado na Av. Paulista, para visitarem a exposição “DARWIN: ORIGENS E EVOLUÇÃO”.
A mostra tem como objetivo apresentar o processo de elaboração da TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, que mudou radicalmente a Biologia e a Ciência como um todo.
COMPONENTES DA MOSTRA
Extenso material compõe a exposição. São elementos biológicos: animais taxidermizados (popularmente chamados “empalhados”), crânios, fósseis, gravuras históricas e textos críticos.
As 332 peças expostas pertencem a coleções de museus do Rio de Janeiro (Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico) e de São Paulo (Museu Biológico do Butantan e Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo).
MONITORIA E GRUPOS PEQUENOS
A limitação de visitantes por sessão, totalmente monitorada, é um dos aspectos didáticos e até mesmo sanitários da exposição. Os nossos alunos foram divididos em grupos menores e realizaram a visita em horários diferentes, o que permitiu que aproveitassem melhor as atividades interativas da mostra e as explicações dos monitores. Puderam fazer perguntas e tiveram a permissão de tatear alguns fósseis.
CARACTERÍSTICA MULTIDISCIPLINAR
Como a exposição foi montada para ser uma “expedição investigativa”, os alunos seguiram com muito interesse a trajetória de Charles Darwin, o biólogo inglês. Todo o processo para a elaboração da TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES estava ali delineado e contextualizado, associando as realizações científicas a fatos históricos e geográficos.
A mostra também busca enaltecer a Arte. Assim, além do acervo científico, os nossos alunos apreciaram obras de artistas contemporâneos de diferentes países com temática ligada à natureza vegetal e animal, e às ciências. Algumas dessas obras foram criadas especialmente para a exposição, como os bonecos do designer brasileiro Bruno Dante, ilustrando parte da história da produção científica no Brasil.
IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO
Os alunos tiveram a oportunidade de observar as etapas dos estudos e pesquisas de Darwin e ter conhecimento da viagem que ele realizou de 1831 a 1836 e dos contatos constantes que mantinha com outros cientistas.
Evidenciou-se, para eles, a proposta maior da exposição: mostrar que teorias ou descobertas significativas são sempre resultado de todo um “processo investigativo e científico”.
EFEITOS NOS ALUNOS
O professor Rodrigo Barbassa adorou a exposição e seus alunos também. Todo satisfeito, resumiu a reação das turmas:
“Eles saíram da exposição encantados! Os conteúdos trabalhados nas aulas foram reforçados. Mais do que isso: muitos se sentiram inspirados para seguirem os caminhos da Ciência como escolha de carreira”.
“E o mundo nunca precisou tanto de cientistas como hoje, não é verdade?”, acrescentou o professor.