Atividades interdisciplinares incentivam a produção de games educacionais
Dentre as disciplinas do Ensino Médio, existem as chamadas Eletivas, que se assemelham a cursos livres, abrangendo variadas áreas do conhecimento.
As Eletivas têm por objetivo complementar a formação dos estudantes e ampliar seu repertório. Por isso, podem ser trabalhadas por todos os alunos do Médio, independentemente de eles seguirem o Itinerário Básico Formativo de “Matemática e Ciências da Natureza” ou de “Linguagens e Ciências Humanas”.
Para esse valioso aprofundamento cultural, a nossa escola firmou parceria com Instituições de Ensino Superior da região.
Desta vez, as pesquisas e atividades práticas foram referentes a um Projeto de Gamificação, proposto pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Como foi o Projeto?
O Projeto de Gamificação teve como objetivo obter, dos nossos alunos e professores, conteúdos da programação pedagógica, trabalhados em sala de aula, para, a partir deles, os universitários do curso da Mauá de “Ciência da Computação” (que engloba aulas de Sistema de Informação e Inteligência Artificial), atuarem na elaboração de games educativos.
Quem participou do Projeto?
Os alunos e os professores dos 1os anos do Médio escolheram alguns conteúdos para os universitários da Mauá do 1º e 2º ano criarem games.
Mas os nossos alunos, mesmo não possuindo todos os conhecimentos e recursos tecnológicos da Mauá, se desafiaram e também participaram do Projeto Gamificação montando jogos para conteúdos de Biologia.
Esse processo de criação foi interdisciplinar, assessorado pela professora Erika, de Português; a professora Lucimara, de Arte, e pelo professor Barbassa, de Biologia.
Como foi o evento de apresentação dos jogos?
O Projeto Gamificação se estendeu por todo o 1º semestre e só agora, no comecinho de setembro, no novo Auditório Piaget, os universitários da Mauá apresentaram suas produções e explicaram um pouco da parte técnica de programação.
Os alunos dos 1os anos do Médio também mostraram o que fizeram e comentaram da alegria de realizar, em grupos, jogos criativos e de utilidade para os estudantes.
Na verdade, o evento foi uma troca de aprendizados e experiências. Os nossos alunos ficaram encantados com os games dos universitários, e estes também elogiaram as nossas produções.
Quem assistiu à apresentação?
Pelo fato de que a apresentação seria mostras de criatividade, técnica e trabalho em equipe, a professora Erika considerou importante que todos os alunos do Médio assistissem.
E sua decisão foi acertada. Principalmente os alunos do 3º ano puderam conhecer essa área de criação de jogos e demonstraram interesse em conversar com os universitários. Perguntaram sobre o curso que fazem, as possibilidades de emprego futuro, as habilidades que são necessárias, etc.
Com certeza, para alguns, o evento foi até uma inspiração para a escolha de carreira.
Em breve, os games estarão disponíveis para atividades de revisão de conteúdo.