O Rotary International é uma rede global de amigos que acredita que as pessoas podem se unir e entrar em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
O Rotary, presente na maioria dos países, se preocupa em trabalhar para promover a paz, favorecer o desenvolvimento econômico e a igualdade social, proteger o meio ambiente e apoiar a educação.
Todos esses ideais do Rotary International vão ao encontro das propostas educacionais do Colégio Piaget, já que entendemos que a educação é o caminho certo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Intercâmbio cultural e valorosos aprendizados
Numa proposta de união e de respeito às diferenças, o Rotary International conecta pessoas de variados lugares e culturas para trocarem ideias, fazerem amizades e, acima de tudo, transformarem o mundo.
Assim, por valorizar a diversidade e estimular a evolução cultural de seres humanos de todas as origens, o Rotary Youth Exchange Program oferece a oportunidade de estudantes, a partir dos 15 anos, conhecerem outras culturas, aprenderem novos idiomas e ampliarem seus conhecimentos.
A importância do intercâmbio para um estudante é imensurável. Além de poder desenvolver habilidades na língua estrangeira, ele conhece a cultura e o modo de vida de outro país, ampliando sua visão de mundo.
O Intercâmbio envolve as famílias da nossa comunidade Piaget
O Rotary Youth Exchange Program organiza o processo de “troca”, sendo que alunos saem do Brasil para outros países, e alunos de outros países vêm para cá, inclusive se hospedando na casa de famílias Piaget e assistindo a aulas na nossa escola.
A “troca” de estudantes não é recíproca. Por exemplo, um estudante brasileiro escolhe para onde deseja ir, e o Rotary providencia uma família inscrita no programa para recebê-lo. Do mesmo modo, uma família brasileira recebe um estudante de qualquer parte do mundo que tenha se inscrito para vir estudar no Brasil.
Assim, a parceria Piaget e Rotary International possibilita a realização do sonho de alguns dos nossos alunos de estudarem por um ano inteiro no exterior.
Quatro estudantes envolvidos no intercâmbio
No momento, Rotary Youth Exchange Program, no cumprimento de sua função primordial de auxiliar os estudantes na concretização do sonho de fazer intercâmbio cultural, promoveu um retorno da França ao Brasil, um retorno do Brasil à Itália, uma saída daqui para a Índia e uma vinda da Holanda para o nosso país.
O Augusto, nosso aluno do 3º ano do Ensino Médio, retornou da França no final de julho. Ele morou com uma família por 1 ano e por lá estudou bastante. Na época em que o Augusto foi para o exterior, recebemos a estudante Matilde, vinda da Itália. Ela já retornou para o seu país.
Desta vez, outra estudante estrangeira, a Robinda (Robin), da Holanda, chegou ao Brasil também em julho e já está assistindo às aulas na nossa escola. Ela foi acolhida pela família da Isabella, nossa aluna do 2º ano Médio, que partiu agorinha para ficar um ano na Índia.
Tanto em quem chega quanto em quem parte notamos o mesmo sorriso revelador da grande alegria que os estudantes sentem de poder conhecer realidades, culturas e pessoas diferentes.
A Isabella e sua família recepcionam a holandesa Robin no aeroporto. Também uma representante do Rotary comparece para apresentar a estudante à família que a adotará por um ano.
Na escola, o Augusto, de volta ao Brasil, e a Cíntia, nossa Orientadora Educacional, recebem a Robin que, usando a camiseta do uniforme, já inicia seus estudos conosco.
A Isabella se despede de sua família e, toda feliz, embarca para a Índia.
Na chegada, a Isabella encontra a família indiana que vai acolhê-la por um ano.