As professoras dos 4os e 5os anos, com a chegada da Primavera, organizaram um “amigo secreto” especial cujo presente era um vaso de planta ou de flores.
O objetivo foi a valorização da AMIZADE, pois sabem que a criança tendo amigos consegue lidar melhor com as próprias emoções e tem menos chance de problemas comportamentais e emocionais. Por isso, a atividade começou com uma roda de conversa sobre o tema.
Ressaltou-se, no debate, a importância de ter amigos, que não se pode ficar sozinho, que a amizade com pessoas de idades parecidas é benéfica para a troca de dificuldades e dúvidas específicas de cada faixa etária.
A professora Fernanda Elisa, de Geografia e História, feliz com o grau de conscientização das turmas, mencionou que algumas crianças concluíram que as boas amizades que elas fizeram na escola querem levar para toda a vida.
Também participaram do projeto as professoras Bruna, de Matemática, História e Geografia, Silvana, de Socioemocional, e Jenifer, de Inglês. Todas conversaram com as crianças sobre AMIZADE. Com a Jenifer, a conversa foi em inglês, é claro, inclusive ampliando o vocabulário das turmas.
Nas aulas de Português, as professoras Karina e Neide aproveitaram o “amigo secreto” para trabalhar o gênero textual “mensagem em um cartão”. Recordaram a estrutura do bilhete e evidenciaram que nele deveriam constar palavras de incentivo, de carinho, de união.
Assim, além dos vasinhos, as crianças trocaram cartões com mensagens positivas e valorosas.