As professoras do 1º ano leram para os alunos o livro “O aniversário de Seu Alfabeto”, de Amir Piedade.
A história, muito didática e divertida, conta que todas as letras foram convidadas pela esposa do Seu Alfabeto para uma festa surpresa ao marido. Cada uma, para homenageá-lo, levou um presente que lembrasse sua letra.
Os alunos gostaram muito da história. Então, as professoras bolaram duas festas conjuntas, aproveitando um pouco do enredo do livro.
Na história, as letras foram à festa com trajes sociais, como pedia o convite enviado. Mas, agora, ficou combinado que os convidados, que eram os alunos, para ficar mais engraçado, iriam à festa de pijama e levariam um presente que começasse com a letra do seu próprio nome.
Na verdade, ficaram duas festas unidas: a festa do pijama e a festa do Seu Alfabeto.
Até a hora do lanche das aulas on-line entrou na festa. O lanchinho dos alunos representou os “comes e bebes”. Mas não poderia faltar o bolo. E a professora Fernanda Sona apresentou um bolo para que os alunos cantassem os parabéns. Ah… Que pena! Só não puderam comer um pedaço…
Mas cada um falou seu nome e mostrou o presente começado com a mesma letra. Todos riram de ver o presente que os colegas tiveram de improvisar. O Vítor presenteou o Seu Alfabeto com uma vassoura; a Maria Clara, com uma mala de viagem; o Miguel, com um boneco do Mickey; a Letícia, com uma laranja; a Pietra, com pipoca; a Isadora, com um ímã; o Victor, com um vaso; o Davi, com um dado; o Leonardo com leite; a Alice, com uma ampulheta; o Júlio, com um jogo; a Laura, com um livro; a Juliana, com uma jarra; a Sofia, com uma boneca sereia; o Lucas levou luz; e a Isadora, por não achar em casa nada pronto, teve a ideia de montar uma igreja com peças de lego para conseguir o presente com a letra i.
Enfim, todos conseguiram um presente!
E, assim, ouvindo história, brincando, interagindo para conseguir um objeto com a letra necessária, os alunos participaram de uma atividade importante no processo de alfabetização.