Aprender Literatura é muito mais do que estudar o passado e os movimentos literários, é antes de tudo relacionar a criação artística com o contexto histórico, entender como um evento pode influenciar o presente e relacionar o que já foi produzido com a atualidade.
Os alunos do terceiro médio estão estudando a Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo em 1922. Mas por que artistas modernos escolheram o Municipal? Qual a importância deste teatro? Para entender esta escolha, refletir sobre o tema e relacionar Literatura e atualidade, os alunos assistiram trechos do documentário AmarElo, é tudo para ontem, do Emicida. O documentário do rapper foi gravado em novembro de 2019, também no Municipal, mostrando o teatro como um espaços de validação cultural, que foi injustamente interditado a uma boa parcela da população.
Os alunos também puderam integrar música e poesia, analisando a atriz Fernanda Montenegro declamando uma poesia ao som da música intertextual Ismália.