-
Atividades lúdico-pedagógicas de valorização da natureza
Dia Mundial da Árvore (21 de setembro) e início da Primavera (dia 23 de setembro) são datas que precisam ser lembradas para a conscientização de todos sobre a necessidade de preservação das riquezas naturais para a vida no planeta.
O amor e o respeito à natureza devem ser estimulados nas crianças desde cedo. Por isso, as turmas da Educação Infantil estão sempre em atividades nos ambientes abertos da nossa escola, desfrutando do contato com plantas e árvores.
A verdade é que a interação com o “mundo verde” possibilita a descoberta da beleza e do valor da vida em todas as suas dimensões. E essa descoberta, dizem os neurocientistas, também contribui para a construção da própria identidade e tem um impacto significativo na saúde física e mental.
Especialmente para as crianças, estar em meio à natureza é alegria, brincadeira, fantasia.
Visita às árvores da escola
Em comemoração ao Dia da Árvore e à Chegada da Primavera, ocorreu um passeio pela nossa escola, em que os alunos visitaram todas as árvores que possuímos, em especial as frutíferas: amoreira, pitangueira, ameixeira, abacateiro, jabuticabeira, goiabeira, aceroleira, bananeira, mangueira.
Para algumas turmas, a hora do lanchinho virou piquenique debaixo das árvores.
Brincadeiras na Florestinha
Com frequência, vivências lúdico-pedagógicas são desenvolvidas num espaço repleto de árvores e plantas que os alunos chamam de “florestinha”.
Então, na celebração das duas datas tão importantes, cada turma teve seu tempo para brincar na “florestinha” e abraçar algumas árvores.
Essa prática de “abraçar árvores” é muito incentivada pelos benefícios que proporciona.
“Quando abraçamos uma árvore, ela nos proporciona uma sensação de bem-estar e de tranquilidade. Achamos que, assim, seria mais fácil despertar nos nossos alunos o amor às árvores.”, explicou a professora Larissa Mendes.
Colhendo frutinhas
Tem coisa melhor do que colher e comer uma fruta direto do pé?
As nossas crianças do Maternal tiveram essa experiência que as deixou encantadas.
Colheram amoras madurinhas e todos quiseram provar. Como eram muitas, uma parte as professoras levaram para a tia do restaurante preparar um sorvetinho.
Com certeza, as crianças aprenderam rapidinho a amar as “árvores frutíferas”.
Plantio de flores
Como não poderia faltar, as professoras organizaram uma atividade de plantio para todos os alunos da Educação Infantil.
Na horta da nossa escola, eles pegaram terra e, usando a casca de coco como vaso, plantaram a muda de uma flor. Afinal, estamos na primavera! E a flor escolhida foi a Érica que, por ser delicada e ao mesmo tempo muito resistente, simboliza a beleza e a resiliência da natureza. Terminado o dia, levaram o vasinho para casa com o compromisso de passarem à família a mensagem de que “amar as árvores e as florestas é garantir o nosso próprio futuro”.
Plantio de uma árvore
Os alunos do Nível II, em bate-papos ecológicos com as professoras, aprenderam que as árvores são necessárias por muitos motivos, entre eles o fato de que elas regulam a temperatura e o clima do nosso planeta.
Assim, num ato de amor às árvores e à vida, alguns alunos, num dos jardins da escola e auxiliados pelo nosso jardineiro Jonas, participaram do plantio de uma muda de árvore.
Eles ficaram felizes por contribuírem para um meio ambiente mais saudável. Também combinaram de acompanhar o crescimento da árvore, já que pretendem seguir os estudos na nossa escola.
“Ao plantarem a árvore, os alunos aprenderam sobre responsabilidade, cuidado e a importância de pensar no coletivo. Eles entenderam que a árvore beneficiará toda a comunidade escolar.”, mencionou a professora Juliana, idealizadora da atividade.