Os alunos do Nível II já estão iniciando a aquisição da escrita, e as professoras criam situações lúdico-pedagógicas para o desenvolvimento de preensão, também chamado de movimento de pinça, que é determinante para ações delicadas com as mãos, como desenhar, pintar e escrever.
Grafismo no Material Didático
Seguindo os modelos do nosso Material Didático do Sistema Piaget, os alunos realizaram traçados preparatórios para a escrita. Exercitaram, portanto, a habilidade de coordenação motora fina.
Essas atividades de reprodução de grafismos, específicos e detalhados, representam desafios para os alunos, proporcionando, além do desenvolvimento da motricidade, concentração e foco, que são muito importantes no processo ensino-aprendizagem.
Grafismo no chão
Depois da atividade em sala de aula, as professoras levaram os alunos para um espaço aberto, onde eles complementaram a prática dos traçados, no chão e utilizando giz de lousa.
Esses momentos, para eles, foram uma brincadeira. Eles interagiram entre si e se divertiram.