Todas as aulas do Período Integral são planejadas para motivar os alunos e levá-los a assimilar os conteúdos pedagógicos de maneira participativa e prazerosa.
As atividades preparadas pela professora Roseli, das turmas do Nível I e II, são sempre uma “surpresa” alegre para os alunos e, ao mesmo tempo, exigem concentração e raciocínio.
O QUE IRÁ SURGIR?
Com essa pergunta, a professora começou a sua aula e a distribuição para os alunos de peças de LEGO. Dando liberdade para a criação, ela se manifestou confiante de que cada um seria capaz de compor algo muito interessante.
Assim, incentivados, todos os alunos se concentraram na tarefa, que foi um exercício de imaginação, criatividade e a coordenação motora fina.
BRINCADEIRAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Os alunos do Nível I e II estão na fase de iniciação dos conceitos matemáticos básicos. Com jogos ou brincadeiras, o aprendizado se desenvolve com maior facilidade.
Para eles formarem uma sequência numérica, a professora Roseli utilizou fichas com números que deveriam ser colocados em embalagens de ovos.
E, para os alunos relacionarem números a quantidades, ela propôs uma atividade divertida, com o uso de tampinhas.
EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS
Para os alunos sentirem uma preguicinha gostosa e um gostoso relaxamento, uma aula de TRI (Técnicas de relaxamento na Educação Infantil), no finalzinho da tarde, vem muito a calhar.
Desta vez, a professora Roseli pediu que os alunos se sentassem, fechassem os olhos e sentissem o “espanador” muito macio passar por suas mãos, braços e cabeça. E o melhor foi que alunos voluntários é que fizeram esse procedimento, um tipo de carícia com o espanador, bem de levinho.
Ajudando no relaxamento, além das sensações táteis, houve sensações auditivas. A professora deixou de fundo a gravação de uma música tranquila misturada ao som de água corrente.
Que delícia de relaxamento! Alguns até cochilaram.