Montar situações lúdicas e desafiadoras para os alunos da Educação Infantil é uma estratégia pedagógica que sempre dá bons resultados. Por isso, as professoras do Integral — Roseli, Conceição, Denise, Nayara e Jennifer — organizam aulas em que o brincar, o experimentar e o criar resultam em importantes aprendizados cognitivos, sociais e emocionais.
FORMAS, CORES E CRIATIVIDADE
Os alunos do Maternal se divertiram muito reproduzindo com o dedinho, em caixas de areia colorida, o quadrado, o triângulo e o círculo. A atividade proporcionou o manuseio de diferentes texturas e o aprendizado sobre cores e formas geométricas.
Na sequência, usando tintas, eles fizeram uma produção de arte. Após a pintura, a professora retirou a fita crepe que havia na tela e… surpresa: apareceram as formas geométricas que lá estavam escondidas.
NUMERAIS E QUANTIDADES
Uma brincadeira com copos descartáveis e palitos de sorvete possibilitou aos alunos do Nível I e Nível II exercitarem a correspondência entre números e quantidades.
O desafio consistiu na formação sequencial de copos e palitos, exigindo deles o raciocínio lógico-matemático.
LETRAS E ESCRITA DO NOME
O “Sr. Alfabeto Ruivo” chegou para conversar com os alunos. Ele mencionou as letras e propôs várias brincadeiras.
Então, as professoras, utilizando materiais simples e recicláveis, como papelão de caixas e sobras de papel, montaram as atividades.
A primeira brincadeira foi procurar no gramado a cartela com o próprio nome.
Em seguida, para eles se familiarizarem com as letras e desenvolverem a coordenação motora fina, passaram canetinhas coloridas e massinha de modelar sobre as letras do nome.
Outra atividade foi procurar, entre letras espalhadas sobre a mesa, as que eram necessárias para formar o seu nome.
MOBILIDADE LÚDICA E JOGOS
Brincadeiras em espaços abertos ou nas quadras, além de serem apropriadas para a socialização, desenvolvem a motricidade e a própria consciência corporal.
Também atividades de jogos ou competições de dupla ou equipe estimulam o pensamento rápido, a atenção e a concentração.
Em suma, mesmo as brincadeiras mais simples são benéficas em variados sentidos. Até lições socioemocionais importantes elas transmitem, como, por exemplo, esperar a vez, respeitar as regras combinadas e saber lidar com a frustração em uma eventual derrota.
EMPILHAMENTO E ENCAIXE
A brincadeira de empilhar objetos desenvolve a coordenação motora, lateralidade e percepção de espaço, forma e cor. Do mesmo modo, os blocos de encaixe estimulam várias aptidões, como: imaginação, criatividade, concentração e atenção.
Pelo fato de os momentos em que os alunos montam, desmontam e montam de outra maneira terem grande valor para a autoestima e a autoconfiança deles, as professoras desenvolvem esse tipo de atividade com frequência.
“Encorajamos os alunos. Queremos que eles sintam que seu empenho foi bem sucedido.”, explicou a professora Lili, que elogia o que eles constroem.