A professora Roseli, chamada de Tia Lili por seus alunos do Integral das turmas do Nível I e II, prepara aulas divertidas e dinâmicas para que, brincando, eles desenvolvam o gosto pela leitura e escrita, e façam constantes descobertas.
Suas atividades têm como objeto oferecer aos alunos as bases para a Alfabetização e o Letramento.
SORVETERIA DAS LETRAS
Sempre a partir de uma história, a professora Lili começa sua aula. Na “Sorveteria das Letras”, cada sorvete preparado recebia uma letrinha para identificá-lo. E, eles, como se fossem sorveteiros, passearam pela escola distribuindo sorvetes para as demais professoras e os funcionários da escola.
Todos os adultos entraram na brincadeira e até escolheram o tipo de sorvete, ou seja, escolheram uma letra para os alunos procurarem na caixa o sorvete certo e entregá-lo.
Foi um “faz de conta” que eles amaram!!
SOPA DE LETRINHAS
Com a contação de uma história em que as letrinhas de macarrão de uma sopa começaram a formar palavras e frases no prato do menino Nícolas para dialogarem com ele, os alunos também quiseram preparar uma “Sopa de Letrinhas”.
Assim, usando a imaginação, os alunos criaram uma conversa com as letrinhas da vasilha.
NÚMEROS E QUANTIDADES
Para relacionar números a quantidades, a tia Lili apresentou vários pratinhos com determinados números. A tarefa consistia em os alunos colocarem em cada prato, usando um pregador, a quantidade de tampinhas referente ao número indicado.
A utilização do pregador para “pinçar” as tampinhas foi mais um treino: o da motricidade fina.
UM POUQUINHO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A tia Lili leu para os alunos alguns trechos do livro “Dinheiro não dá em árvores!”, de Jennefer Moore, que dá lições importantes sobre a relação das pessoas com o dinheiro.
A obra menciona que o correto, ao se fazer uma compra, é verificar se aquilo é realmente necessário, pois não convém gastar demais ou esbanjar o dinheiro, já que é fruto do trabalho de cada dia.
Aproveitando o assunto do bate-papo, a professora mostrou as nossas cédulas monetárias, mas com dinheirinho de papel.
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO INFANTIL (TRI)
Tanta atividade pede momentos de tranquilidade. E a tia Lili, de vez em quando, faz uma prática de relaxamento com os alunos. Nesta, que ela chamou de “Abraçando o bichinho”, cada um com um animalzinho de pelúcia e olhos fechados, seguiu a orientação da professora em um exercício de respiração e musculação.
No final, até um rápido soninho aconteceu!