Criança gosta de novidades e de brincadeiras. Então, as professoras da Educação Infantil vivem organizando atividades lúdico-pedagógicas diferentes para despertar o interesse dos alunos e levá-los ao aprendizado dos conteúdos programáticos.
Mas, para as aulas ficarem interessantes, como elas mesmas dizem, não há necessidade da utilização de materiais sofisticados. Com materiais simples e boas ideias, as atividades podem encantar os alunos e render muitos aprendizados.
E é esse o pensamento da professora Roseli do Integral, a tia Lili, ao preparar suas aulas. Ela cria, com materiais variados, muitas brincadeiras em que os alunos desenvolvem habilidades físico-motoras, socioemocionais e cognitivas.
ATIVIDADES COM BEXIGAS
Brincando com bexigas, além dos exercícios de movimento, os alunos treinaram atenção e foco, obedecendo aos comandos sincronizados: levantar a bexiga, passá-la para o colega da esquerda ou da direita, soltá-la e correr com ela para diferentes direções.
E, com objetivo de oferecer aprendizados matemáticos, as bexigas foram numeradas, o que determinou que os alunos mudassem suas posições para formar a sequência numérica correta.
ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE
Com palitos, a professora Roseli trabalhou com os alunos quantidades e formas geométricas. Depois, uma outra atividade foi um estímulo à criatividade, já que eles puderam fazer construções livres. Ocorreram, inclusive, criações espontâneas em grupo. “Os mesmos palitos, decorados e com números, são recursos atrativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.”, explicou a professora Roseli.
ATIVIDADES COM TAMPINHAS
Tampinhas coloridas formam um recurso muito apreciado pelos alunos. A tia Roseli pede a eles para separarem as tampinhas por cor e em conjuntos de determinadas quantidades.
Também, associando as tampinhas a pratinhos, recipientes recicláveis ou caixa de ovos, ela treina os alunos em operações de soma e subtração.
ATIVIDADES COM MACARRÃO
Com macarrão furadinho, como ave-maria ou padre-nosso, os alunos participaram de atividades de encaixe em palitos longos, exercitando coordenação motora fina e noções de quantidade. Em outra ocasião, num projeto de Arte, eles completaram um quadro, trespassando macarrão nos fios de lã que representavam os caules das flores. Foi uma atividade divertida que fortaleceu a habilidade de manejo com as mãos e o raciocínio lógico e sequencial.
ATIVIDADES COM BLOCOS DE CONSTRUÇÃO
As professoras utilizam blocos de papelão, de madeira ou de plástico, como os conhecidos por “Legos”, para vários aprendizados importantes. O processo de construção exige dos alunos concentração; organização de estruturas; aplicação de conceitos básicos de matemática, como tamanho, forma e sequência; e muita imaginação e criatividade.
Com certeza, essa “brincadeira” é indispensável na Educação Infantil.