“Abra a porta de sua sala de aula e leve imediatamente seus alunos para aprender fora dela.” É o que aconselha a britânica Juliet Roberts, pedagoga renomada.
Ela menciona os aspectos positivos das aulas ao ar livre e defende que os espaços abertos não necessariamente geram dispersão dos alunos, pelo contrário, fazem com que eles fiquem mais atentos e interessados. Diz, ainda, que, na maioria das vezes, o bem-estar que os alunos podem usufruir estando em lugares ao ar livre pode até causar maior concentração. E recomenda que, se a escola não possui um jardim ou lugar de natureza, deve organizar frequentes saídas a parques e demais lugares arborizados.
Nós não precisamos fazer uma excursão para que os nossos alunos tenham aulas ao ar livre. A nossa escola é privilegiada por possuir tanto espaço aberto, proporcionando às nossas crianças e jovens contato com a natureza.
E quem não gosta de, vez por outra, sair da sala de aula e desfrutar de ar livre, perto de plantas e árvores?
Um dos espaços mais disputados pelos alunos é o gramado. Mas, com organização, dá para todo mundo ter uma aulinha lá fora quando o tempo está bom. E os professores de Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês e até Arte levam seus alunos para atividades no gramado porque gostam de vê-los felizes e também porque sabem que proporcionar a eles uma aula diferenciada gera um aprendizado mais satisfatório.
Veja momentos de aulas nos espaços verdes.