Quando a teoria é colocada em prática no laboratório escolar, os alunos testam conceitos e formulam ideias sobre determinado assunto.
Desde os anos iniciais de estudo, as aulas no laboratório oferecem muitos benefícios educacionais. Elas são motivadoras, permitem a atuação e protagonismo nas experiências, e despertam o interesse pelo conhecimento científico.
Por isso, as professoras Flávia e Karina, nas suas aulas de Ciências, levam constantemente seus alunos do Fundamental I ao laboratório para eles exercitarem a capacidade de observação, análise e conclusão.
PREPARAÇÃO DE MISTURAS
Com os 4os anos, a professora Flávia trabalhou “Preparação de Misturas". Os alunos juntaram produtos diferentes e verificaram se, após a mistura, era possível distinguir ou não os elementos utilizados.
Assim, de modo prático, utilizando água, óleo, sal, açúcar, pó de café, vinagre e feijão, eles aprenderam os conceitos de mistura homogênea e mistura heterogênea.
DEGRADAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Para os alunos do 5º ano entenderem como se dá a decomposição dos alimentos, a professora Karina organizou uma experiência de observação de pedaços de pão deixados por alguns dias, agregados ou não a alguma substância, como água, sal, açúcar ou óleo.
Eles puderam ver que os pedaços de pão, principalmente aquele que tinha sido umedecido com água, estavam cobertos por “veludinhos” meio esverdeados e com odor desagradável. Detectaram, então, a ação dos “fungos“, que são micro-organismos decompositores na natureza e que produzem nos alimentos os chamados “bolores” ou “mofos”.
Em seguida, a professora Karina comentou algumas maneiras de prolongar a conservação dos alimentos, como o uso de “conservantes” nas indústrias alimentícias. Mas o mais importante da aula, segundo ela, foi conscientizar os alunos sobre o que é saudável ou não para o consumo.