Alunos do Médio divulgam pesquisas sobre doenças causadas por protozoários
Nas aulas de Biologia para os alunos do 2º ano do Médio, o professor Barbassa desenvolveu o tema “protozooses”, doenças causadas por protozoários.
Os alunos estudaram que certas doenças, como toxoplasmose, leishmaniose, tricomoníase, doença de Chagas, giardíase, amebíase e malária, são causadas por seres de organismos unicelulares e microscópicos, chamados protozoários.
O professor esclareceu a eles que as medidas de prevenção estão ligadas à higienização, já que os parasitos podem ser transmitidos por água e alimentos contaminados, e por contato com fezes de animais ou humanas.
E, recebendo a informação de que os insetos, com suas picadas, também podem ser transmissores de protozoários, os alunos entenderam a importância do uso de telas nas moradias e de repelentes em lugares de muitos mosquitos.
Mas será que a população conhece essas doenças?
O professor Barbassa desafiou os alunos a fazerem uma pesquisa para descobrirem se a sociedade tem conhecimento das doenças causadas por protozoários e os procedimentos para evitá-las.
Então, com o propósito de medir o nível de compreensão das pessoas, eles elaboraram questionários no Google Form e fizeram a divulgação pelas redes sociais.
Muitas pessoas participaram da pesquisa, respondendo aos formulários.
No levantamento posterior dos dados, os nossos alunos ficaram surpresos: pouquíssimas pessoas conhecem essas doenças.
Surge a ideia de criar banners
Em decorrência dos resultados da pesquisa, veio a ideia da montagem de banners informativos. Os alunos concluíram que seria necessário informar melhor as pessoas sobre as causas, prevenção e formas de tratamento dessas doenças.
Para produzirem banners criativos, eles utilizaram aplicativos especializados da Internet, que oferecem ferramentas de design com muitas opções para incluir desenhos, fotos e textos.
Apresentação dos banners: conteúdo e estética
No comecinho de setembro, os alunos apresentaram seus banners. Cada grupo ficou responsável por abordar uma das doenças.
Os banners ficaram em exposição no novo Auditório Piaget. Os demais alunos do Médio puderam visitar e receberam explicações dos conteúdos e do projeto desenvolvido.
Para a avaliação dos banners, o professor levou em consideração a eficácia na transmissão da mensagem (direta e rápida) e a estética adequada para atrair o público e destacar as informações. E ele considerou um sucesso a divulgação que os alunos conseguiram fazer de importantes conhecimentos de saúde.