Livro conscientiza os alunos sobre importantes questões ambientais
As turmas do 4º ano do Fundamental Anos Iniciais leram o livro Bichos Vermelhos, de Lina Rosa, pela plataforma de leitura digital “Árvore”.
A obra fala da situação dos animais que se encontram na “lista vermelha”, que é a lista de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Ariranha, lobo-guará, tartaruga-de-pente, macaco-prego-galego, onça-pintada, tatu, quati, peixe cascudo sertanejo, dentre outros animais brasileiros apresentados no livro, correm o risco de desaparecerem.
Rodas de Conversa
As professoras Neide e Soraya desenvolveram rodas de conversa, em que discutiram com os alunos as informações e mensagens do livro.
Foram abordados diversos problemas ecológicos, já que se evidenciou que, para proteger os animais silvestres, é preciso preservar o habitat deles, a cadeia alimentar própria da natureza e o meio ambiente como um todo.
Tráfico de animais e responsabilidade ambiental
Um entendimento importante que a leitura da obra proporcionou foi a respeito do tráfico de animais.
Os alunos aprenderam que o animal vítima dessa prática é tratado como mercadoria; sofre maus-tratos, fome, sede, frio; passa a viver em condições degradantes. E constataram que o comércio ilegal provoca imensos males à biodiversidade, chegando a causar a extinção de algumas espécies.
Puderam, então, concluir que se faz necessário que as pessoas adquiram a “responsabilidade ambiental” de jamais comprar um animal silvestre, desestimulando, assim, esse crime.
Arte como forma de denúncia
Uma atividade de fechamento do estudo do livro foi resultado da interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Arte.
As professoras propuseram que cada aluno escolhesse um animal da lista indicada no livro e, primeiramente, fizesse uma pesquisa para descobrir suas características e habitat natural. Em seguida, solicitaram a montagem de uma maquete, com materiais recicláveis, para apresentar o animal.
O objetivo foi que as criações, em exposição, atuassem como denúncia da realidade e conscientização dos demais colegas sobre a urgência de ações em prol da natureza.
Mais uma vez, os alunos se engajaram na proposta e fizeram maquetes muito criativas. Também se destacaram ao exporem seus trabalhos com explicações baseadas nas pesquisas.