As crianças da Educação Infantil comemoraram o Carnaval — festa folclórica mais popular do Brasil — com muitas atividades criativas e divertidas.
Ouviram histórias, cantaram marchinhas, participaram de oficinas de artesanato e saíram pela escola desfilando em blocos.
BALANGANDÃ
Nas aulas de Arte, com a professora Jaqueline, as crianças confeccionaram o balangandã. Também aprenderam que ele é um acessório de origem africana e muito usado em festas populares, principalmente no Carnaval. Por ser feito de papel ou fitas longas e coloridas, ao ser girado no ar, provoca um efeito visual, lembrando um arco-íris.
E quem pôde resistir às cores e aos movimentos? Após a confecção, numa espécie de carnavalzinho antecipado, foram brincar com o balangandã no gramado.
CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA TOCAR NOS BLOCOS
Todas as crianças participaram da elaboração de instrumentos musicais de materiais recicláveis. A proposta era que elas acompanhassem com seus instrumentos as marchinhas que o professor Paulo, de Música, conduziria no desfile dos blocos carnavalescos.
Elas adoraram a ideia dos blocos e de poderem tocar. Então, trouxeram de casa potes vazios de achocolatados e ajudaram a montar tambores, reco-recos e chocalhos.
Como o tema dos blocos era “ELEMENTOS DA NATUREZA” (um assunto do conteúdo pedagógico das crianças), os instrumentos receberam as 4 cores características: vermelha, para representar o fogo; azul, para representar a água; branca, para representar o ar; e verde, para representar a terra e a vegetação.
E, para os BLOCOS DOS ELEMENTOS DA NATUREZA ficarem bem definidos e organizados, as turminhas vieram, no dia combinado, com uma camiseta da cor do elemento natural que representavam.
Claro que o desfile dos blocos foi um sucesso! As crianças estavam lindas e se divertiram bastante.
FANTASIAS NÃO PODIAM FALTAR
As crianças adoram se fantasiar. Por isso, houve um dia para elas poderem vir à escola fantasiadas, com a recomendação de que as famílias não precisavam comprar fantasia, que poderiam usar a criatividade para customizar alguma roupa. Poderiam apenas colocar na criança algum acessório ou enfeite. A vestimenta, portanto, era livre.
Assim, muitas fantasias improvisadas ficaram lindas! Mas lindos também estavam os vários super-heróis, que os meninos tanto gostam, e as muitas princesas, que eram as nossas meninas com seus vestidos de festa.