MAKER em inglês significa CRIADOR.
Sabendo disso muitas coisas vem a sua cabeça quando pensa em CULTURA MAKER. Certo?
Ela é considerada uma extensão da filosofia “faça você mesmo”, que defende que toda pessoa pode construir, consertar, modificar ou mesmo criar seus próprios objetos, projetos e equipamentos.
A Cultura Maker preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação e de habilidades para a resolução de problemas. Transformando o aluno em um dos principais agentes do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir, tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.
Mas qual é o papel da Cultura Maker no Colégio Piaget?
Aqui, nós nos tornamos um local colaborativo, em que existe integração entre professores e alunos no processo do aprender. Fazendo com que a sala de aula deixe de ser somente um espaço de reprodução de conhecimento e passa a valorizar a prática, incentivar o pensamento crítico e desenvolver atividades que vão além das exigências curriculares, aproximando os alunos da vida real.
Com a Cultura Maker, conseguimos estimular: perfis de liderança, proatividade, trabalho em equipe, habilidades para lidar com tecnologia e criatividade… Lembra dos nossos alunos na aula de história, né?
E pra este ano, nós fechamos parceria com a Botsmaker, uma empresa de Robótica Educacional que através da metodologia STEAM (Science, Technology, Engeneering, Mathematics), trabalha as mais diversas áreas de conhecimento (Ciências, Tecnologia, Engenharia/Física, Matemática, Arte, História, Linguagens e Geografia), tudo através do movimento “faça você mesmo”.
O que modifica no processo ensino-aprendizagem?
A Cultura Maker é vista como uma grande aliada do aprendizado, pois torna o ambiente escolar um espaço de novas experimentações, desenvolvimento intelectual e prática do conhecimentos.
O aluno torna-se o grande protagonista e o professor se torna um tutor. Este tem o papel de desenvolver atividades desafiadoras e estimulantes para que o aluno aprenda a solucionar os problemas sozinho.