Ocorreu uma aula de Matemática muito especial para os alunos do NÍVEL I da EDUCAÇÃO INFANTIL.
Eles estão estudando quantidade, soma e subtração. E, para tornar o aprendizado mais significativo, as professoras Emília e Larissa montaram um supermercado. Para as compras, as crianças ganharam dinheiro de mentirinha e as recomendações de verificarem os preços e só comprarem conforme o valor que possuíssem.
Os preços dos produtos foram estabelecidos de forma simples, com números inteiros, porque os alunos estão iniciando o conhecimento matemático. Mas conseguiram pagar o que compraram e verificar o troco ou quanto sobrou da quantidade de dinheiro que haviam recebido.
Mais uma vez se manifestou o sucesso da metodologia que promove o aprendizado do “CONCRETO” para o “ABSTRATO”. Ou seja, a partir da brincadeira das compras, os alunos adquiriram com facilidade as noções de soma e subtração.
APRENDIZADO ECOLÓGICO
Com muito capricho, as professoras montaram o cenário do supermercado e pediram aos alunos, já visando incentivá-los a participarem da atividade, que trouxessem de casa uma SACOLA REUTILIZÁVEL, como sugere a prática cotidiana de proteção ao meio ambiente.
HIGIENIZANDO AS MÃOS E OS CARRINHOS
Mais aprendizados na brincadeira do supermercado: os cuidados de precaução contra o coronavírus. Seguindo as normas sanitárias, como acontece na realidade quando entramos em um ambiente comercial, havia álcool em gel para passarem nas mãos. Os “clientes” da brincadeira higienizaram até os carrinhos do supermercado. Ah, e todos eles estavam usando máscara, é claro!
CAIXAS DO SUPERMERCADO
Alguns alunos ficaram de “caixas do supermercado” e, com o auxílio das professoras, conseguiram somar os preços dos produtos, pegar o dinheiro e fazer troco. Eles ficaram felizes de poder realizar essa tarefa.
“As turminhas adoraram a brincadeira e aprenderam bastante”, disse a professora Emília, orgulhosa do desempenho de seus alunos.