Os estudiosos definem psicomotricidade como a capacidade física e psicológica do indivíduo de interação com o ambiente e as pessoas com quem tem contato. Portanto, desenvolver a psicomotricidade na primeira infância é auxiliar a criança nos seus movimentos e relacionamentos sociais. Com esse objetivo, muitas brincadeiras são organizadas na Educação Infantil.
Especificamente, a coordenação motora fina — habilidade de movimentos com as mãos — precisa ser estimulada com frequência, já que é ela que possibilita a criança de ter domínio de inúmeras ações, como: manusear pequenos objetos, segurar o lápis adequadamente, fazer traços da forma desejada, pintar dentro dos limites do desenho e escrever com uma caligrafia melhor.
MOVIMENTO DE PREENSÃO
Resultante da coordenação motora fina, o MOVIMENTO DE PREENSÃO, também chamado de MOVIMENTO DE PINÇA, é determinante para ações delicadas com as mãos. Desenhar, pintar e escrever são alguns exemplos.
Devido à sua importância, as professoras do Período Integral — Denise, Lili, Conceição e Nayara — planejam atividades lúdicas para treino desse movimento.
COLOCANDO PECINHAS COLORIDAS NOS POTES
Usando pinças de plástico, os alunos precisaram pegar pequenas pecinhas coloridas e colocá-las nos potinhos de cor correspondente.
Assim, com essa atividade, além da coordenação motora fina, eles exercitam a habilidade de associação ou correspondência, no caso, a característica “cor”.
APONTANDO LÁPIS
Os alunos adoraram a brincadeira de apontar todos os lápis do porta-lápis da sala de aula. A tarefa exigiu deles concentração, destreza com os dois braços e coordenação motora fina.
Também foi um aprendizado de “autonomia” para eles, já que não vão mais precisar pedir para que alguém aponte os seus lápis.
COLOCANDO ARGOLINHAS NO PALITO
Palitos de churrasco espetados em esponjas receberam argolinhas de macarrão. Foi uma atividade lúdico-pedagógica de “encaixe” que exercitou a coordenação óculo-manual, o equilíbrio e a atenção.
CRIANDO OBJETOS OU BRINQUEDOS
Atividades de “montagem com peças pequenas” são muito importantes, não só por incentivar a criatividade, mas também por ser um rico exercício de raciocínio lógico e coordenação motora fina. Por isso, as professoras usam e abusam dos blocos de montar como recurso pedagógico. Essas brincadeiras ajudam no desenvolvimento psicomotor e deixam os alunos livres para criarem seus objetos e se divertirem.