Os alunos do Nível I e II, do Período Integral, estão sempre reforçando os aprendizados adquiridos no período pedagógico a partir de atividades lúdicas e prazerosas.
A professora Roseli, que eles chamam de Tia Lili, revisa os assuntos e os aprofunda, com metodologias participativas.
Ela mesma explica as atividades que organiza: “Os alunos precisam gostar do Integral. É um período a mais que eles ficam na escola e esse tempo deve ser divertido, com muitas brincadeiras. E, brincando, eles ampliam seus aprendizados.”.
Com propostas de “brincadeiras”, as aulas da professora Lili desenvolvem diversos conteúdos programáticos.
JOGO DOS NÚMEROS
Com fantoches de palitos (figuras geométricas, flores e corações), os alunos tiveram como tarefa formar conjuntos com quantidades pré-determinadas pela professora e, em seguida, colocá-los no painel dos números.
Assim, a formação de conjuntos com os mesmos elementos e a relação entre quantidades e números foram as noções matemáticas adquiridas nessa brincadeira colorida e divertida.
FEIRINHA PIAGET
A tia Lili continua trabalhando Educação Financeira com os seus alunos, a partir do livro “Dinheiro não cresce em árvores!”, de Jennifer Moore, que oferece lições importantes sobre a relação das pessoas com o dinheiro. A obra menciona que o correto, ao se fazer uma compra, é verificar se aquilo é realmente necessário, pois não convém gastar demais ou esbanjar o dinheiro, já que é fruto do trabalho de cada dia.
Em atividade anterior, a professora mostrou as nossas cédulas monetárias com dinheirinho de papel.
Desta vez, montou uma feirinha em que os alunos precisavam verificar o que podiam gastar com a quantidade de dinheirinho recebida. Na hora de pagar, por meio de revezando de quem recebia o dinheiro, iniciou-se o aprendizado de somar (os preços tinham todos valor inteiro) e conferir o pagamento.