“Caça ao tesouro” é uma brincadeira que os alunos adoram! Brincando, eles adquirem aprendizados valiosos pela DESCOBERTA. Esse recurso metodológico, permite trabalhar conteúdos didáticos de qualquer disciplina, além de promover o entrosamento com os colegas e a habilidade do trabalho em equipe.
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Essa brincadeira foi organizada pelas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Como as turminhas se encontram no processo de aquisição da leitura e escrita, o “caça ao tesouro” tinha o principal propósito de que as crianças, em pequenos grupos, se auxiliassem na formação de palavras. Mas veio uma excelente ideia de interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Geografia, já que nesta disciplina estavam estudando os nomes e funções de “espaços”, os da casa, da escola e de outros ambientes.
VAMOS CONHECER OS NOMES DOS ESPAÇOS DA NOSSA ESCOLA?
Essa proposta começou na sala de aula. Cada grupinho recebeu um envelope com letrinhas para a formação do nome do primeiro lugar da escola a ser visitado. E lá, havia outros envelopes espalhados com as dicas, ou seja, com as letras que, combinadas corretamente, indicavam um outro ambiente para eles irem, e assim por diante.
A BUSCA PELOS ENVELOPES E MONTAGEM DAS PALAVRAS
Quando um aluno do grupo encontrava o envelope, eles se reuniam para formar a palavra. Precisavam descobrir lugares, como: portaria, refeitório, horta, sala Google, quadra esportiva, gramado, brinquedoteca… Às vezes, se fez necessária uma ajudinha da professora para a montagem da palavra. Mas eles se saíram muito bem. O trabalho em equipe foi importante: um colega auxiliou o outro, tanto na procura do envelope quanto na formação das palavras.
QUANDO A DICA OS LEVOU AO PARQUE DA ESCOLA
Nesse ambiente recreativo também havia envelopes. Procuraram e acharam, mas foi impossível resistir à tentação de dar uma “brincadinha”. As professoras deixaram. Afinal, que criança não gosta de escorredor ou balanço? Foi o espaço em que os alunos mais se demoraram na visitação. E com total razão!
QUAL O TESOURO ENCONTRADO?
Além de percorrerem todos os ambientes da escola, o tesouro encontrado foi a alegria de conseguirem formar as palavras requisitadas, ou seja, a percepção de que estão evoluindo muito no processo de alfabetização.
Quer ver mais fotos? Elas estão lindas!!!