Há muitos anos, consta na grade curricular dos nossos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental um curso destinado a conscientizá-los sobre os danos à saúde e ao relacionamento social provocados pelo uso de drogas.
Alguns acham que, com a idade entre 9 e 10 anos, é muito cedo para as crianças ou pré-adolescentes discutirem esse assunto. Mas isso não é verdade. Existe o consenso entre psicólogos e educadores de que, quanto antes seja abordada a questão das drogas ilícitas e também das drogas lícitas com uma criança, as chances de ela se vincular no futuro a esse terrível mal são ínfimas.
Constata-se que os jovens bem informados e conhecedores das consequências de suas decisões sentem-se mais seguros e preparados para não se deixarem levar pelas más influências.
Por isso, a nossa escola recebe, no decorrer do primeiro semestre do ano letivo, uma policial militar para nos agraciar com aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência Violência e às Drogas), um curso preventivo, estratégico, que educa as crianças, mostrando os efeitos nocivos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e a motivação para elas se manterem longe desse mal.
Quem ministra as aulas é a policial Sheila Reni Meirelles, membro da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ela desenvolve com os alunos um trabalho não só contra as drogas, mas também contra qualquer tipo de violência (brigas, agressão física e/ou verbal, bullying, etc.).
Assim, aplicando uma metodologia de participação ativa dos alunos, a Sheila propõe modelos de vida saudável, priorizando o autorrespeito e o respeito aos outros, as boas amizades, a família.
Consideramos de muito valor a parceria PROERD e Colégio Piaget por acreditarmos que, por meio da educação, é possível a formação de verdadeiros cidadãos — amigáveis e solidários —, que se ajudem entre si no enfrentamento das dificuldades que surgem.
Formatura do Proerd
No dia 20 de junho, ocorreu, na nossa escola, uma cerimônia de celebração pelo encerramento do curso do PROERD.
Para homenagear os alunos dos 5os anos, estavam presentes: os seus familiares; as professoras das turmas; a Coordenadora Pedagógica, Elisabete Borges de Oliveira; a Diretora, Lilian Cavalaro; a policial professora, Sheila Reni Meirelles; e o Comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Carlos Ricardo Góes de Almeida.
Houve entrega de certificados e medalhas aos alunos. A nossa diretora Lílian discursou, agradecendo às famílias pela presença e por confiarem nas propostas educacionais da escola. Salientou o quanto se faz necessária essa cooperação entre escola, família e a Polícia Militar para uma educação preventiva e conscientizadora dos alunos. Também a policial Sheila fez uma explanação sobre a importância da união familiar, considerando que ela é que ensina os filhos a serem confiantes, fazerem boas escolhas e amarem ao próximo assim como são amados na família.
Os alunos cantaram e leram suas redações, elaboradas em forma de depoimentos sobre o que aprenderam no curso. As mensagens dos textos foram cheias de esperança e otimismo.
O juramento
O momento mais emocionante e significativo da cerimônia foi o “juramento”, quando eles se comprometeram a ficar longe das drogas.
“Eu, aluno Proerd, prometo a mim mesmo, aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e autoridades aqui presentes, a ficar sempre longe das drogas e da violência.”
Foram essas as palavras ditas pelos alunos, em coro e com as mãos levantadas, provocando lágrimas em muitos dos pais presentes.