PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA COM OS 6os ANOS
Os alunos dos 6os anos foram ao laboratório para uma experiência científica. Como estavam estudando MISTURAS, participaram de uma aula prática para a separação de uma mistura de areia e sal. Adicionaram água, empregando a técnica da dissolução, para que o sal misturado à água se separasse da areia. Depois, usaram outros processos, como a filtração, para separar a areia; a decantação, para separar a água e o sal, e a evaporação, para obter somente o sal.
A professora Andrea, de Ciências, considerou a ida ao laboratório essencial para os alunos, pois, nessa atividade prática, eles puderem testar e comprovar os conceitos que já tinham visto em sala de aula.
EXPERIMENTO DA FOTOSSÍNTESE COM OS 9os ANOS
Os alunos dos 9os anos, estudando o assunto LUZ, foram ao laboratório observar a ocorrência da FOTOSSÍNTESE, num experimento com elódea (uma planta de aquário) e a presença de luz.
Eles haviam aprendido que fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência e que, para realizá-la, é preciso a presença de luz.
Então, a experiência foi a montagem de um sistema com copo de becker, funil e tubo de ensaio. Esse sistema, cheio de água e com a plantinha no centro, ficou exposto à luz por 24 horas.
Depois, numa outra etapa da experiência, os alunos puderam ver que, no sistema, apareceram inúmeras bolhas de gás oxigênio. Foi a demonstração de que a planta usou a luz para fazer fotossíntese.