A professora Andrea, da disciplina de Ciências, trabalha com seus alunos do 6º e do 7º ano com técnicas lúdico-pedagógicas, sempre propondo uma participação ativa e criativa, para que eles assimilem os conteúdos de maneira prazerosa e significativa.
AS CAMADAS DA TERRA
Para o estudo das “Camadas da Terra”, a professora pediu às turmas do 6º ano que trouxessem massinha de modelar. Na aula, eles montaram um globo terrestre com suas camadas, cada uma de uma cor diferente. Depois, cortaram o globo ao meio e, assim, puderam visualizar as camadas, que não ficaram totalmente separadas, havendo mistura em vários trechos, exatamente como na realidade do nosso planeta.
Os alunos também manusearam as massinhas de modo a caracterizar a “esfericidade” da Terra e deixaram os polos Norte e Sul levemente achatados. E, como a superfície nunca é completamente lisa, eles representaram montanhas e depressões na crosta terrestre.
DINÂMICA INTERNA DA TERRA
Os alunos do 7º ano estavam estudando a estrutura interna da Terra e, especificamente, as “Placas Tectônicas”. Então, a professora Andrea organizou uma atividade especial: uma divertida e “gostosa” experiência no refeitório da nossa escola.
Para que os alunos entendessem as placas se movimentando em cima do manto, eles participaram de uma prática com biscoitos (representando as placas) e um doce de consistência pastosa (representando o manto). Assim, fizeram simulações de movimentos nas placas e seus efeitos no manto, motivos dos fenômenos naturais que originam vulcões, terremotos e tsunâmis.
Ao fazerem os movimentos das placas, os alunos observaram as reações e também fotografaram para incluir as fotos no relatório da experiência que fariam em seguida.
Depois das fotos, o melhor momento: comeram o saboroso material da própria experiência.
CALOR: TEMPERATURA E SENSAÇÃO TÉRMICA
Desta vez, a aula foi no Laboratório de Ciências para os alunos do 7º ano. Eles fizeram uma experiência sobre o calor, em que puderam analisar as maneiras de como o calor se propaga: por irradiação, por condução e por convecção.
Também, em copinhos (com água gelada, morna e em temperatura ambiente), mediram a temperatura de cada um com termômetro endológico e realizaram uma prática de percepção da sensação térmica.