As turmas do 3º ano do Fundamental Anos Iniciais realizaram atividades interdisciplinares para o estudo do tema “Sistema Solar”.
As professoras de Ciências e Geografia trabalharam com os alunos a importância do Sol como fonte de energia que domina todo o Sistema Solar e a sua força gravitacional capaz de manter os planetas em órbita.
Por meio de pesquisas feitas em grupo, os alunos aprenderam que, além do nosso planeta Terra, há pelo menos outros sete planetas em movimento ao redor do Sol e muitos outros corpos celestes menores. Eles descobriram também a distância da Terra em relação ao Sol e aos demais astros do Sistema, e as características conhecidas dos planetas principais.
Metodologia ativa
A nossa escola desenvolve uma metodologia que estimula os alunos a terem um papel ativo no próprio processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, com trabalhos interdisciplinares, troca de informações obtidas e reuniões em grupo, eles se tornam cada vez mais participativos, autônomos, e apreendem o conteúdo de maneira significativa.
E foi esse o método educacional que as professoras do 3º ano empregaram no projeto para o estudo do Sistema Solar.
Cultura Maker
Como a arte é componente importante da “metodologia ativa”, por permitir a expressão criativa dos alunos sobre o assunto abordado, a Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis) não podia faltar nesse projeto.
Então, para uma maior visualização da posição dos astros no Sistema Solar, cada aluno criou o seu Sistema Solar.
A orientação das professoras foi que os alunos reaproveitassem materiais que tivessem em casa e que, se possível, convidassem os familiares para participarem da confecção.
Vários alunos revelaram que os pais se entusiasmaram em colaborar na montagem e até pesquisaram sobre o tema.
O resultado foram maquetes coloridas e muito criativas. Os alunos também contaram para os colegas os materiais recicláveis que usaram na sua arte.