O adequado desenvolvimento da lateralidade é uma tarefa muito importante para benefícios que vão além do corporal. Auxilia no aprendizado da leitura-escrita e da organização da referência espacial direita-esquerda.
Um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é a lateralidade, mas muitas pessoas não sabem defini-la com precisão e nem compreendem a importância que ela exerce no desenvolvimento humano.
A lateralidade está relacionada ao esquema interno do indivíduo, capacitando-o à utilização de um lado do corpo com maior facilidade e contribuindo com a execução de tarefas diárias.
Para reforçar os conteúdos vistos em Matemática e Geografia, as turmas dos 2º anos, das professoras Andréia, Fernanda e Renata, participaram de um circuito em que trabalharam, de forma lúdica, a localização do corpo, a organização, o espaço, a coordenação motora e o respeito.
O que posso fazer para ajudar o meu aluno?
Em um mundo com tantos atrativos tecnológicos, pode parecer que as atividades pedagógicas perderam espaço e não são mais tão importantes. Não é verdade. Aliás, muito pelo contrário: essa prática é fundamental para o desenvolvimento e a socialização das crianças.
Não que a tecnologia interfira de forma negativa no aprendizado das crianças. Inclusive, existem aplicativos e jogos bastante educativos, que podem e devem ser inseridos. No entanto, o foco do “circuito” para os alunos dos 2os anos foram as atividades que podem ser realizadas em qualquer espaço físico, promovendo maior interação entre alunos e professores.
Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, mais do que desfrutar de bons momentos com as crianças, percebemos que esse tempo foi valioso e educativo.
O difícil mesmo foi parar de brincar, pois as crianças curtiram muito a vivência do “circuito”.
Os alunos puderam rastejar, pular, correr, equilibrar, jogar, atirar, engatinhar, saltar entre outros movimentos. E também saber aguardar a sua vez, respeitar o tempo, trabalhar com as diferenças.
O simples fato de brincar com bolas, obstáculos, corda, bambolês e demais objetos proporciona a todos uma maneira de treinar diariamente suas habilidades ligadas à lateralidade.
Foi um aprendizado com muita diversão!
Sugestões de trabalhar a lateralidade
- Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade.
- Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.
- Trilhando caminhos: com um roteiro traçado com pegadas de cartolinas pelo chão, o estudante deverá acompanhar o trajeto, sempre falando em voz alta qual o pé está usando, se direito ou esquerdo. Essa atividade é muito útil para a criança não só treinar a lateralidade, mas ficar inteirada quanto à noção dos lados utilizados.
- Pulando de um pé só: o objetivo desta brincadeira é estimular o aluno a desenvolver a capacidade do corpo de trabalhar a parte que ele mais tem facilidade de usar na realização de tarefas.
- Outras brincadeiras/atividades: além das citadas acima, é interessante ressaltar que a criança pode desempenhar várias tarefas por meio de brinquedos. O simples fato de brincar com seus carrinhos, bonecas, bolas e diversos objetos proporciona uma maneira de treinar diariamente suas habilidades ligadas à lateralidade.
Professoras Andréia, Fernanda e Renata