O Colégio Piaget firmou parcerias com instituições e promete levar a atividade educacional a um patamar superior em 2020.
O Programa Bilíngue, que abrange do maternal II da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, terá parceria com a escola de idiomas Cel.Lep. Os alunos terão 45 minutos de aulas diariamente com material especializado para que aprendam inglês de maneira natural.
Outra ação é a Árvore de Livros. Com 30 mil obras literárias, a plataforma digital estimula a leitura crítica. O professor faz indicações de livros por turma, realiza atividades pedagógicas e as acompanha em tempo real, o que faz com que o aluno desenvolva o hábito pela leitura.
Outra plataforma digital implementada é a Lumielabs, desenvolvida pela empresa Britannica, que dispõe três milhões de vídeos, textos e outros recursos digitais, e oferece ferramentas, orientações e toda a estrutura necessária para a construção de projetos de vídeo, em que os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos mesmos.
O Colégio Piaget firmou parceria com a Oficina das Finanças e criou o curso Educação Financeira para os alunos do 6º ao 9º ano. A proposta é conscientizar sobre impactos sociais e ambientais do consumo, efeitos do tempo nos investimentos, dívidas e aposentadoria. Além da abordagem em sala de aula, o material foi desenvolvido para levar o diálogo sobre o tema para o ambiente familiar.
O movimento maker é uma extensão da cultura do ‘faça você mesmo’, em que pessoas comuns criam, consertam ou modificam objetos por conta própria. O projeto Botsmaker direciona a essência do movimento ao campo da robótica educacional, no qual matemática e ciências são apresentadas como disciplinas integrantes. Além de enriquecer a formação do aluno para serem produtores de tecnologia, o programa impulsiona a aprendizagem interdisciplinar e desenvolve protagonismo.
Ainda no campo da tecnologia, em 2018, o Colégio Piaget iniciou uma parceria com o Google for Education, ferramenta de ensino on-line que permite aos professores mais tempo de personalização de aprendizagem e menos de gerenciamento, além de favorecer um aprendizado feito de forma colaborativa e interativa. Os dispositivos compartilháveis e as ferramentas do Google for Education ajudam os professores a prepararem os alunos com formas novas e mais interessantes de aprender.
O programa Empreendedorismo, Fazendo Acontecer foi desenvolvido pelo especialista prof. Dr. José Dornelas para ser utilizado em escolas do ensino médio. A proposta do curso é ensinar o empreendedorismo de forma prática e inovadora e desenvolver nos alunos autonomia, iniciativa, liderança e planejamento, além de estimular a interação e o trabalho em equipe e oferecer auxílio na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
O Programa Compasso Socioemocional é voltado a promover habilidades que fortaleçam a capacidade dos alunos para aprender, ter empatia, lidar com as emoções e diminuir problemas de comportamento. “Ao fazer isso, a escola não só cria um ambiente mais seguro e respeitoso, como ajuda a promover qualidade de vida, dentro e fora da sala de aula”, declara Lígia Cavalaro, diretora de Comunicação do colégio.
Para a qualidade de vida emocional e psicológica dos alunos, o Colégio Piaget uniu o Programa Compasso Socioemocional ao SOE (Serviço de Orientação Educacional) e à empresa Apoio Pedagógico em Ação para oferecer serviços de atendimento individualizado voltados aos processos de aprendizagem. Composto por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, o SOE e a Apoio Pedagógico em Ação oferecem atendimento e escuta ativa tanto aos estudantes como aos pais. Além disso, são implementadas palestras, rodas de conversa e ações educativas e sociais.