A data, 21 de setembro, foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera (que começa no dia 23 de setembro), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das riquezas naturais para a vida do planeta.
Então, em todas as turmas da Educação Infantil e Fundamental I, houve um bate-papo sobre as matas e florestas brasileiras. As professoras explicaram os malefícios do desmatamento e a necessidade urgente do desenvolvimento de ações de conservação e reflorestamento.
Educação Infantil
Como temos na nossa escola uma grande quantidade de árvores, os alunos, no “DIA DA ÁRVORE”, em comemoração a essa data tão especial, fizeram um estudo de campo, ou seja, passearam pelos ambientes abertos, reconhecendo as espécies de árvores, já que todas estão catalogadas.
No nosso privilegiado ambiente de natureza, há árvores ornamentais e muitas árvores frutíferas, como jabuticabeira, amoreira, abacateiro, mamoeiro, aceroleira, pitangueira, romãzeira, goiabeira, mangueira, entre outras.
As professoras incentivaram os alunos a abraçarem as árvores, pois sabem que todas as pessoas, quando abraçam uma árvore ou interagem com plantas, recebem uma sensação de bem-estar e de tranquilidade. Os alunos adoraram a experiência.
Uns dias depois, em comemoração à CHEGADA DA PRIMAVERA, outro reconhecimento. Quais as flores que a nossa escola possui? E lá foram os alunos, felizes, observar as flores que já haviam desabrochado no nosso maravilhoso espaço de natureza.
Fundamental I
Em homenagem ao “DIA DA ÁRVORE” e à CHEGADA DA PRIMAVERA, os alunos do 1º ao 5º ano fizeram uma atividade da CULTURA MAKER (técnica do “faça você mesmo”, que estimula a criatividade, com a utilização de materiais recicláveis). Com sobras de papéis e embalagens de leite ou suco, eles montaram “casinhas para alimentar pássaros”. Algumas ficaram nas árvores da escola com alpiste, para, assim, atrair os pássaros; outras foram levadas para casa pelos alunos que têm jardim.
Especificamente, as turmas do 2º ano “puseram a mão na terra”. Depois de juntarem algumas sementes de frutas que comeram em casa ou no lanche da escola, foram à horta e pegaram terra de um trecho (onde ainda haverá o plantio de legumes e verduras). Em potinhos, misturaram a terra com as sementes e molharam bem.
Então, cada potinho foi colocado em um tipo de “cachepot”, feito com materiais recicláveis, que tinham sido doados pela mãe de uma das alunas.
Antes, ocorreu uma arte: a decoração do “cachepot” com canetinhas, ao gosto de cada aluno.
A professora Andreia comentou que os alunos gostaram de pintar o cachepot, mas o que mais lhes deu satisfação foi mexer um pouco na terra. Agora, eles vão continuar regando e acompanhar a planta brotar.
“O combinado é que eles levem para casa quando já aparecer uma muda e, então, replantem num jardim ou praça”, disse a professora.