O “Dia Mundial dos Avós” é celebrado em 26 de julho. O objetivo dessa data é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho daqueles que têm um coração enorme e açucarado: os avós.
Na nossa escola, escolheu-se o dia 5 de agosto para uma comemoração.
Por saberem que os avós são pessoas experientes e têm muito a ensinar a seus netos, as professoras do 1º ao 5º ano convidaram um avô, uma avó ou um casal de avós, por classe, para passarem uma horinha com os alunos, num diálogo afetuoso e informal.
A ideia era que os avós, nesses momentos de integração, se apresentassem e contassem do passado e também do presente. O combinado foi que mostrassem uma de suas habilidades e ensinassem um pouquinho dela aos alunos.
Teve vovó que ensinou várias brincadeiras antigas; vovó costureira, que mostrou suas produções; vovó bordadeira, com seus lindos bordados; vovó que cria palhacinhos para doar a crianças carentes; vovó que dança rock e dá aula de dança como hobby; vovó que ensina ioga; vovó que gosta de cozinhar e passou uma receita de pão de queijo; vovô que confecciona diversos brinquedos com material reciclável, entre outros.
Na verdade, os vovôs e vovós que puderam comparecer deram um show de apresentação. Eles se organizaram, prepararam suas falas e atividades para fazerem com os alunos e trouxeram objetos e brinquedos para mostrar. Alguns até entregaram lembrancinhas à turminha toda.
Dentre os avós, apresentou-se uma vovó especial para nós, a sra. Valdinéia, a fundadora do Colégio Piaget, que tem 4 netinhos estudando no Fundamental I. Ela fez questão de falar da importância da persistência e dedicação para podermos realizar o que desejamos. Contou aos alunos sobre o sonho que sempre teve de montar uma escola e como foi a trajetória para o êxito que obteve.
Ela, como os demais avós, proporcionou um testemunho de vida, o que, com certeza, foi um aprendizado valioso.
Em todas as classes, a reação dos alunos foi de encantamento. Eles ouviram as histórias com interesse, fizeram perguntas e participaram das oficinas, dança ou brincadeiras que os avós propuseram. Por fim, ofereceram a eles, em agradecimento, uma bela canção.
Que encontro inesquecível! Todos ficaram emocionados e felizes!
Agradecemos imensamente às avós e aos avôs pelo que compartilharam com os alunos!