No Colégio Piaget, o educador exerce a função de um mediador de aprendizagem, estimulando e desafiando os saberes dos alunos.
Além de criar um ambiente alfabetizador, a sala de aula é um espaço onde se pratica a leitura e a escrita.
O educador ajuda os alunos constantemente a encontrar respostas para suas dúvidas e a praticar e a pensar sobre a nossa escrita.
No Fundamental I, os professores investem em um ambiente em que se prioriza o letramento. Eles dão ênfase às práticas de leitura, escrita e de interpretação de texto.
Alfabetizar letrando significa fazer um convite à criança para conviver com práticas reais de leitura e escrita. Os nossos pequenos são estimulados em todos os momentos a criarem, pesquisarem, construírem de uma forma leve, lúdica e prazerosa. Ou seja, eles aprendem brincando, e com isso as aulas se tornam ricas de descobertas. Eles se tornam cada vez mais seguros nesse processo de alfabetização, pois participam totalmente desse momento encantador e de magia. Os alunos só se tornam um bom escritor se forem bons leitores.
Eles participam das práticas de linguagem de diversas maneiras: leem livros de vários gêneros textuais, viajam pelo mundo da leitura sem sair do lugar, escrevem regras de jogos, cartas, diários, entre outras.
Portanto, o processo de alfabetização tem de ser algo significativo para que os alunos se sintam motivados a ler e escrever em todos os seus momentos.