Os alunos das turmas do 7º ano aprenderam que o CARTAZ é um gênero textual muito usado para transmitir mensagens de forma clara e objetiva.
Fizeram pesquisas e verificaram que ele está presente nas mídias em geral e em todos os locais que frequentamos, com o objetivo de divulgar um evento, alertar sobre algum acontecimento, propor uma ação e até mesmo convencer o leitor a adquirir um certo produto.
Analisando vários exemplos, os alunos concluíram que um cartaz bem elaborado, além de informar, possui função apelativa, influenciando a conduta de quem o vê.
Depois do estudo, a professora Raquel, de Língua Portuguesa, propôs uma atividade prática. Ela instruiu seus alunos para que criassem cartazes utilizando a linguagem específica desse gênero textual.
Pediu, ainda, que escolhessem um tema social, ambiental ou de saúde, para que os cartazes pudessem ser um convite a uma reflexão ou procedimento positivo.
Assim, as escolhas dos alunos visaram à conscientização do público alvo (a comunidade Piaget) sobre questões da atualidade, como homofobia, machismo, bullying, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), vacina, dependência digital, uso de celular ao volante, entre outros.
Os cartazes dos alunos foram fixados em diversos pontos da nossa escola, possibilitando a observação de todos.