As professoras do Nível II, seguindo as propostas do material pedagógico, trabalharam com os alunos o CONTINENTE AFRICANO. Primeiramente, mostraram a eles a localização da África no globo terrestre e comentaram sobre aspectos da cultura africana, como música, brincadeiras infantis, contos e artesanato.
Conversaram também com eles sobre a escravidão do povo africano, que foi levado para muitos países fora da África, inclusive para o Brasil. Esclareceram que mais da metade da nossa população é formada de afrodescendentes e que, infelizmente, ainda há muito preconceito que os impede de alcançar a merecida evolução sociocultural.
MENSAGEM DE UNIÃO E RESPEITO
Os pequenos entenderam bem a conversa das professoras, já que elas enfatizaram a necessidade da IGUALDADE, inclusive conforme estabelece a própria lei, com direitos e deveres para todos, independente da cor da pele, condição financeira ou religião.
A CULTURA AFRICANA DEIXA SUA HERANÇA
As professoras mostraram vídeos sobre os africanos e seus descendentes aqui no Brasil. E os alunos gostaram de conhecer a lenda da Galinha d’Angola, a boneca de pano “Abayomi” (feita nos navios negreiros com pedaços das vestes das mães africanas para acalentar as crianças durante a longa viagem) e as brincadeiras (amarelinha africana, labirinto, garrafinha).
Quanto à música, eles aprenderam que os instrumentos africanos (tambor, atabaque, agogô, xequerê e berimbau) contribuíram para a criação dos ritmos populares do Brasil, como o samba, maracatu, lambada, maxixe.
Na culinária, ficaram sabendo que muita comida boa é de origem africana, como, por exemplo, vatapá, caruru, cuscuz, cocada e acarajé.
AS MÁSCARAS AFRICANAS E OS RITUAIS
Tanto o material didático quanto os vídeos mostraram as famosas máscaras africanas. Elas possuem grande simbologia em tribos da África e são reproduzidas em várias nações fora do continente pelos afrodescendentes. Têm, hoje, um valor artístico, como item de decoração de ambientes. Mas, nas tribos, eram usadas em cerimônias religiosas, festas de nascimento e casamento, funerais, rituais de cura de doentes e outras ocasiões importantes.
As crianças ficaram encantadas com as máscaras e também por ficarem sabendo que, nos rituais, havia muita música e dança.
TODOS OS POVOS USAM MÁSCARAS
A máscara é um elemento utilizado de diferentes formas em todas as culturas do mundo. Havia as máscaras do teatro grego da Antiguidade, há as máscaras do Carnaval de Veneza e do Carnaval do Brasil, há as máscaras dos super-heróis dos quadrinhos… até as máscaras de monstros da festa do Halloween. Muitas e variadas máscaras.
Assim, porque as crianças e adultos gostam de máscaras, as professoras pediram aos alunos para confeccionarem com seus familiares uma MÁSCARA AFRICANA com materiais recicláveis. A dica foi que apenas deixassem a imaginação fluir e se divertissem.
Resultado: as famílias confeccionaram máscaras belas e criativas!
Confira pelas fotos: