Nas aulas de Arte, o professor Raul está trabalhando CORES com seus alunos do 6º ano.
De uma forma multidisciplinar, o objetivo é estudar as cores do ponto de vista artístico e também a influência que elas exercem no emocional e até na saúde das pessoas, sendo utilizadas na prática alternativa chamada de “terapia das cores”.
AS CORES E SUA CLASSIFICAÇÃO
Os alunos aprenderam que há cores classificadas em primárias e que, a partir da mistura delas, surgem as secundárias e as terciárias.
Também verificaram outras classificações nas produções de arte: enquanto as cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, passam informações estimulantes e dinâmicas, as cores frias, como azul e roxo, transmitem mensagens de tranquilidade e calma.
A PSICOLOGIA DAS CORES
Com base nas classificações de cores quentes e frias, surgiu a Psicologia das Cores, um estudo que busca analisar como o nosso cérebro transforma as cores em sensações e quais efeitos cada tonalidade gera nas pessoas, como alterações nas emoções, criação de desejos, mudanças de sentimentos, etc.
CRIAÇÃO DE UM CÍRCULO CROMÁTICO
É evidente que todo esse estudo interessante do “poder das cores” precisou se iniciar com a análise de um círculo cromático.
Então, o professor Raul solicitou que os alunos trouxessem de casa os materiais necessários para uma aula de Arte Maker, em que eles produziram círculos cromáticos de madeira e pregos.
Embora a atividade requereu o uso de martelo, pregos, tintas e spray, o professor supervisionou os procedimentos, garantindo as condições de segurança necessárias. E ele esclareceu: “Além de ser um apoio para o aprendizado sobre as cores, o círculo cromático é também um jogo, e servirá para diversão”.