Atividades com cores e sons são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, principalmente na primeira infância.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) recomenda o uso constante de recursos visuais e sonoros por oferecerem aos alunos experiências atraentes, que incentivam a participação e auxiliam no aprendizado dos conteúdos ministrados.
Por isso, as professoras da Educação Infantil organizam suas aulas sempre com materiais variados e coloridos, que fazem um convite à manipulação. Também oferecem instrumentos musicais de brinquedo para desenvolver nos alunos, além da percepção sonora-musical e da criatividade, aspectos cognitivo, motor e afetivo.
Distinguindo e relacionando cores
Participando de um Bingo de Cores, os alunos do Maternal receberam cartelas coloridas e também bolinhas, com as mesmas cores, para marcar. A brincadeira exigiu deles atenção, raciocínio, coordenação motora fina e habilidade de identificação e correspondência de cores.
Associando números a quantidades
Numa atividade toda colorida, os alunos do Nível I passaram por diferentes estações de tarefas. Cada um deles, no início da brincadeira, escolheu uma das bexigas e, após estourá-la, verificou o número nela contido. Então, precisou realizar procedimentos de contagem e empilhamento, até a chegada à última estação: uma lousinha, onde fez a escrita do número.
Criando sons
O xilofone, devido às suas cores vibrantes, desperta a curiosidade dos alunos. Assim, uma atividade lúdica de manejo com esse instrumento musical teve o objetivo de levar os pequenos do Maternal a descobrirem timbres diferentes e desenvolverem o interesse pela música.